Alcindo; Miguel Dores 2021 • PORTUGAL • 75’

FILME “Alcindo” de Miguel Dores

25 de Agosto de 2022 - 19h00
AUDITÓRIO DO MUSEU DO ALJUBE

Reposição do filme “Alcindo” que integrou o ciclo de cinema da programação paralela da exposição “ATO (DES)COLONIAL”.

A sessão conta com a presença de Miguel Dores (realizador) e Pedro Santarém (dirigente da Frente Anti-Racista e participante no filme).

ALCINDO

Miguel Dores
2021 • Portugal • 79 min

A 10 de Junho de 1995, sob o pretexto múltiplo de celebrar o Dia da Raça e a vitória para a Taça de Portugal do Sporting, um grupo volumoso de etno-nacionalistas portugueses sai às ruas do Bairro Alto para espancar pessoas negras que encontra pelo caminho. O resultado oficial foram 11 vítimas, uma delas mortal, cuja trágica morte na Rua Garret atribui o nome ao processo de tribunal – o caso Alcindo Monteiro. Este é um documentário sobre uma noite longa – uma noite do tamanho de um país.

Sujeita à lotação da sala.
Inscrição obrigatória para: inscricoes@museudoaljube.pt

Visita o Aljube!
A Visita Orientada do mês de Janeiro à exposição longa duração do Museu do Aljube Resistência e Liberdade.
28 de Janeiro de 2023 - 10h30
Estudantes contra a ditadura – as prisões de 1964 e 1965
No próximo dia 21 de Janeiro, pelas 15h, o Museu do Aljube evocará a resistência destes estudantes, realizando uma conversa com a participação de antigos estudantes e os historiadores Luís Farinha e Luísa Tiago de Oliveira.
21 de Janeiro de 2023 - 15h00
Digo às companheiras que aqui estão
Uma sessão de cinema com debate a partir do filme brasileiro "Digo às companheiras que aqui estão".
20 de Janeiro de 2023 - 18h00
Visita Orientada por Raquel Freire
Inserida na programação paralela da exposição "Adeus Pátria e Família" , Raquel Freire irá realizar uma visita orientada à exposição temporária "Adeus Pátria e Família".
17 de Janeiro de 2023 - 18h00