Alcindo; Miguel Dores 2021 • PORTUGAL • 75’

FILME “Alcindo” de Miguel Dores

25 de Agosto de 2022 - 19h00
AUDITÓRIO DO MUSEU DO ALJUBE

Reposição do filme “Alcindo” que integrou o ciclo de cinema da programação paralela da exposição “ATO (DES)COLONIAL”.

A sessão conta com a presença de Miguel Dores (realizador) e Pedro Santarém (dirigente da Frente Anti-Racista e participante no filme).

ALCINDO

Miguel Dores
2021 • Portugal • 79 min

A 10 de Junho de 1995, sob o pretexto múltiplo de celebrar o Dia da Raça e a vitória para a Taça de Portugal do Sporting, um grupo volumoso de etno-nacionalistas portugueses sai às ruas do Bairro Alto para espancar pessoas negras que encontra pelo caminho. O resultado oficial foram 11 vítimas, uma delas mortal, cuja trágica morte na Rua Garret atribui o nome ao processo de tribunal – o caso Alcindo Monteiro. Este é um documentário sobre uma noite longa – uma noite do tamanho de um país.

Sujeita à lotação da sala.
Inscrição obrigatória para: inscricoes@museudoaljube.pt

Outros eventos

Visita o Aljube! Com LGP
A Visita Orientada do mês de Setembro à exposição longa duração do Museu do Aljube Resistência e Liberdade.
24 de Outubro de 2026 - 10h30
Filme “O Palácio de Cidadãos” de Rui Pires
O documentário apresenta um olhar sem precedentes sobre a forma como os cidadãos constroem uma sociedade no interior de um parlamento.
8 de Outubro de 2026 - 18h00
Leia Mulheres sobre Florence Knapp
O Museu do Aljube volta a acolher a sessão do clube, que é dedicada ao livro "Os Nomes" de Florence Knapp com moderação de Déa Paulino.
27 de Setembro de 2026 - 15h00
Visita o Aljube! Com LGP
A Visita Orientada do mês de Setembro à exposição longa duração do Museu do Aljube Resistência e Liberdade.
26 de Setembro de 2026 - 10h30