Alcindo; Miguel Dores 2021 • PORTUGAL • 75’

FILME “Alcindo” de Miguel Dores

25 de Agosto de 2022 - 19h00
AUDITÓRIO DO MUSEU DO ALJUBE

Reposição do filme “Alcindo” que integrou o ciclo de cinema da programação paralela da exposição “ATO (DES)COLONIAL”.

A sessão conta com a presença de Miguel Dores (realizador) e Pedro Santarém (dirigente da Frente Anti-Racista e participante no filme).

ALCINDO

Miguel Dores
2021 • Portugal • 79 min

A 10 de Junho de 1995, sob o pretexto múltiplo de celebrar o Dia da Raça e a vitória para a Taça de Portugal do Sporting, um grupo volumoso de etno-nacionalistas portugueses sai às ruas do Bairro Alto para espancar pessoas negras que encontra pelo caminho. O resultado oficial foram 11 vítimas, uma delas mortal, cuja trágica morte na Rua Garret atribui o nome ao processo de tribunal – o caso Alcindo Monteiro. Este é um documentário sobre uma noite longa – uma noite do tamanho de um país.

Sujeita à lotação da sala.
Inscrição obrigatória para: inscricoes@museudoaljube.pt

Luta por direitos e contra o fascismo – A intervenção das mulheres no III Congresso da Oposição Democrática
Uma conversa integrada no ciclo "Mulheres de Abril, na resistência ao fascismo", promovido pelo MDM.
2 de Novembro de 2023 - 17h00
Visita o Aljube!
A Visita Orientada do mês de outrubro à exposição longa duração do Museu do Aljube Resistência e Liberdade
28 de Outubro de 2023 - 10h30
Visita orientada por Rita Rato
Inserida na programação paralela da exposição "A Artista saiu à rua" , Rita Rato irá realizar uma visita orientada à exposição temporária.
24 de Outubro de 2023 - 18h00
Itinerário “A Revolução está na rua!”
Um percurso no qual vamos à descoberta de alguns locais e momentos determinantes do dia 25 de Abril e do processo revolucionário de 1974 e 1975.
21 de Outubro de 2023 - 10h30