Agenda

Vidas Prisionáveis

Setembro a Dezembro de 2018

Neste ciclo de recolha de testemunhos, ouvem-se as memórias de ex-resistentes e ex-prisioneiros políticos, numa conversa conduzida por uma entrevistadora, que depois se desenvolve numa conversa com os presentes, na sua maioria público escolar.

Livros no Aljube

Setembro a Dezembro de 2018

Muitos foram os escritores inquietados e presos ou perseguidos por expressaram as suas opiniões em forma de livro. Razão mais que suficiente para promover nesta antiga prisão política da Ditadura o Ciclo Livros no Aljube, celebrando assim a liberdade de opinião e de expressão, na sua pluralidade.

Uma tarde no Aljube

Setembro a Dezembro de 2018

É um ciclo que se desenvolve a partir de temáticas centrais do Museu, com recurso à participação de especialistas e dirigido a públicos específicos.

Intelectuais e Artistas na Resistência

Setembro a Dezembro de 2018

É um ciclo de programas que a evoca a vida e obra de artistas, de homens de letras e de cientistas que se opuseram, pela vida e pela obra, à ditadura de Salazar. Associa o olhar do especialista e a evocação da obra, através da reflexão crítica e da fruição cultural e artística.

Lisboa a partir do Aljube – Itinerários

Setembro a Dezembro de 2018

Percursos temáticos pela cidade de Lisboa (ou outros locais limítrofes), relacionados com a temática central do Museu, coordenados por especialistas e abertos a toda a comunidade. Participação por inscrição prévia, sendo o grupo limitado.

Deixe o seu contacto

Deixe o seu contacto para se manter informado(a) sobre as actividades do museu.

Programação

Dias Abertos no Aljube

17 de Outubro de 2018 - 14h00

Assinalando o início do ano letivo, vamos receber no Museu do Aljube professores do 3º ciclo do ensino básico e do ensino secundário para apresentar as atividades para alunos e professores programadas para 2018-2019 pelos espaços culturais municipais e compiladas no programa DESCOLA. CONSULTAR PROGRAMA

Ver Detalhe

Tarrafal Nunca Mais!

18 de Outubro de 2018 - 18h00

Exposição Temporária – Abertura ao público: 18 de outubro – 18h00.
Ao lado da Exposição fotográfica de António Cotrim “Tarrafal – entre a resistência e o risco do esquecimento”, o Museu do Aljube reergue a memória histórica do “Campo da Morte Lenta” do Tarrafal.

Ver Detalhe

Lisboa Operária III

20 de Outubro de 2018 - 14h30

Marvila, Beato, Xabregas e Chelas
Na Lisboa Oriental da segunda metade do séc. XX, os palacetes da realeza e as quintas nobres tinham sido literalmente engolidos pelo mundo das grandes fábricas e armazéns que bordejavam o Tejo e subiam pelos vales até às Olaias e ao Areeiro. Com coordenação de Raimundo Santos.

Ver Detalhe

“Sob a custódia do Amor”, de Castro Guedes

26 a 27 de Outubro de 2018

Versão Teatral do Texto e Encenação de CASTRO GUEDES. A partir da novela E SE FOR RAPARIGA CHAMA-SE CUSTÓDIA de LUÍS DE STTAU MONTEIRO. Interpretação de FÁBIO VAZ e PAULO LAGES.

Ver Detalhe