«34» – Afonso Dias, Carlos Cruz, Joaquim Alberto e Xico Braga – Sessão Esgotada

12 de Fevereiro de 2020 - 16h00
Auditório do Museu do Aljube
Joaquim Alberto, still do filme “Ecos da Vermelha”, de Bruno Teixeira. Filme em produção. Realizador Bruno Teixeira. Universidade da Beira Interior.

No final da década de 60 católicos progressistas, trabalhadores estudantes, jovens contra o regime, das mais diversas filiações políticas, encontram-se no número 34 do Bairro do C.A.S.I (Centro de Assistência Social Infantil), em Vila Franca de Xira. Ali nasce o Grupo do “34” e com ele um polo cultural de discussão e atividade política e de resistência à ditadura.

Conversa conduzida por
Ana Aranha

Com a presença de alunos da Escola Secundária Anselmo Andrade – Almada, do Agrupamento de Escolas de Mem Martins e da comunidade.

Inscrição obrigatória e mediante os lugares existentes.

Apresentação livro “Não se deixem enganar!”
Uma homenagem à geração de pais e mães nascidos nos anos 30 do século XX que, sem procurarem um lugar na história, protagonismo político ou de qualquer outra espécie, nunca se resignaram, arriscaram a vida, passaram pela prisão, exilaram-se e foram perseguidos para que nós possamos viver hoje num país melhor.
25 de Fevereiro de 2023 - 15h00
Visita o Aljube!
A Visita Orientada do mês de fevereiro à exposição longa duração do Museu do Aljube Resistência e Liberdade.
25 de Fevereiro de 2023 - 10h30
Visita o Aljube!
A Visita Orientada do mês de Janeiro à exposição longa duração do Museu do Aljube Resistência e Liberdade.
28 de Janeiro de 2023 - 10h30
Estudantes contra a ditadura – as prisões de 1964 e 1965
No próximo dia 21 de Janeiro, pelas 15h, o Museu do Aljube evocará a resistência destes estudantes, realizando uma conversa com a participação de antigos estudantes e os historiadores Luís Farinha e Luísa Tiago de Oliveira.
21 de Janeiro de 2023 - 15h00