«34» – Afonso Dias, Carlos Cruz, Joaquim Alberto e Xico Braga – Sessão Esgotada

12 de Fevereiro de 2020 - 16h00
Auditório do Museu do Aljube
Joaquim Alberto, still do filme “Ecos da Vermelha”, de Bruno Teixeira. Filme em produção. Realizador Bruno Teixeira. Universidade da Beira Interior.

No final da década de 60 católicos progressistas, trabalhadores estudantes, jovens contra o regime, das mais diversas filiações políticas, encontram-se no número 34 do Bairro do C.A.S.I (Centro de Assistência Social Infantil), em Vila Franca de Xira. Ali nasce o Grupo do “34” e com ele um polo cultural de discussão e atividade política e de resistência à ditadura.

Conversa conduzida por
Ana Aranha

Com a presença de alunos da Escola Secundária Anselmo Andrade – Almada, do Agrupamento de Escolas de Mem Martins e da comunidade.


Inscrição obrigatória e mediante os lugares existentes.

Outros eventos

Itinerário “Adeus Pátria e Família”
Como a geografia de Lisboa revela a história e memória LGBTQIA+? Orientamos um percurso sobre as repressões e as resistências de diversidade sexual e de género desde a ditadura até aos dias de hoje.
30 de Maio de 2026 - 10h30
Visita o Aljube! Com Audiodescrição
A Visita Orientada com audiodescrição de Sofia Gomes à exposição longa duração do Museu do Aljube Resistência e Liberdade
9 de Maio de 2026 - 10h30
Oficina de retratos – por André Ruivo
Nesta oficina de desenho que tem como ponto de partida o livro RETRATOS vamos fazer Retratos de observação, Auto-retratos e Retratos Imaginários.
26 de Abril de 2026 - 15h00
Itinerário “A Revolução está na rua!” com LGP
Um percurso no qual vamos à descoberta de alguns locais e momentos determinantes do dia 25 de Abril e do processo revolucionário de 1974 e 1975.
11 de Abril de 2026 - 10h30