O Palácio de Cidadãos

Filme “O Palácio de Cidadãos” de Rui Pires

8 de Outubro de 2026 - 18h00
Auditório

Co-produção entre a Monomito Argumentistas e a Terratreme Filmes, “O Palácio de Cidadãos” conquistou o prémio de melhor filme na edição de 2024 do Doclisboa. Durante um ano, Rui Pires documentou o trabalho dos deputados no Parlamento. O resultado é este documentário, que acompanha os debates e votações (sobretudo sobre a Lei de Bases da Habitação) ao longo desse período, numa reflexão sobre a importância da participação cívica e do poder popular. Sessão com a presença do realizador.

Sinopse

Perante o aumento da distância entre cidadãos e poder, e após uma crise económica que afectou gravemente a coesão social, este filme dá-nos a ver de forma inédita como cidadãos constroem uma sociedade a partir do interior de um parlamento, um Palácio de Cidadãos, possibilitando uma pertinente reflexão, muitas vezes contraditória e complexa, sobre a essência da democracia.

ARGUMENTO, REALIZAÇÃO E MONTAGEM Rui Pires Fotografia Pedro Castanheira Som Rui Pires, Bernardo Theriaga, Paulo Lima DRAMATURGIA Patrícia de Brito, Pedro Miguel Santos Montagem de Som Paulo Lima Mistura Nuno Carvalho Colorista Paulo Menezes, Andreia Bertini Produtores Cláudia Regina, Rui Pires, Patrícia de Brito

Outros eventos

Roda de Conversa “Movimento Alfa – Brigadas Estudantis de Trabalho e Alfabetização: 50 Anos.”
A Roda de Conversa, aberta ao público, contará com a presença de membros da Comissão de Coordenação do Movimento Alfa e de estudantes-alfabetizadores que participaram na Campanha de Alfabetização.
18 de Novembro de 2026 - 15h00
Leia Mulheres Lisboa sobre Pilar Quintana
O Museu do Aljube volta a acolher a sessão do clube, que é dedicada ao livro “A Cadela” da Pilar Quintana , com moderação de Déa Paulino.
8 de Novembro de 2026 - 15h00
“As revoltas contra a Ditadura Militar e o Tarrafal de São Nicolau”
Primeira conversa do ciclo “1926-1936. A Coragem de Resistir”. Com José Cabral (investigador) e Jacinto Godinho (jornalista) .
29 de Outubro de 2026 - 18h00
Visita o Aljube! Com LGP
A Visita Orientada do mês de Outubro à exposição longa duração do Museu do Aljube Resistência e Liberdade.
24 de Outubro de 2026 - 10h30