“A alternativa internacionalista diante da crise autoritária”, com Sabrina Fernandes

2 de Julho de 2022 - 16h00
Museu do Aljube

O Museu do Aljube Resistência e Liberdade acolhe a Conversa “A alternativa internacionalista diante da crise autoritária” com a Investigadora Sabrina Fernandes e a mediação de Carlos Hortmann.

Esta conversa realiza-se no dia 2 de julho, às 16h.

Um cenário de crise econômica, crise ecológica e pandemia global é marcado também pelo fortalecimento de projetos autoritários de extrema-direita que se apresentam como antissistêmicos ou como respostas a uma ou mais dessas crises. Não é possível compreender esses fenômenos de forma separada, já que existem convergências ideológicas e metodológicas que unem atores e organizações ao redor do mundo. Assim, também buscamos entender que caminhos e redes anti-autoritários se erguem e se consolidam como contraponto. Como anda o internacionalismo diante de tanta crise?

Levantamento de bilhetes a partir das 14h30.
Entrada Livre. Sujeita à lotação da sala
.

O que falta fazer?
"O que falta fazer?" é o tema da última conversa do ciclo em torno da exposição "Adeus Pátria e Família" com a participação de Ana Aresta, Manuela Ferreira e Paulo Corte Real.
12 de Janeiro de 2023 - 18h00
MULHERES DO MEU PAÍS de Raquel Freire
Em Janeiro, exibimos o filme "Mulheres do Meu País" de Raquel Freire, inserido no ciclo de cinema da programação paralela da exposição “Adeus Pátria e Familia”. Um retrato plural e multiforme das mulheres que habitam o nosso país.
5 de Janeiro de 2023 - 19h00
Visita o Aljube!
A Visita Orientada do mês de Novembro à exposição longa duração do Museu do Aljube Resistência e Liberdade.
26 de Novembro de 2022 - 10h30
Lançamento do livro “Autoritarismos no Brasil: O olhar de dez realizadoras brasileiras contemporâneas”
A autora, curadora e crítica de cinema brasileira Lídia Mello, juntamente com a Editora Outro Modo/Le Monde Diplomatique/PT convidam para o lançamento do livro Autoritarismos no Brasil: O olhar de dez realizadoras brasileiras contemporâneas.
22 de Novembro de 2022 - 18h00