“A alternativa internacionalista diante da crise autoritária”, com Sabrina Fernandes

2 de Julho de 2022 - 16h00
Museu do Aljube

O Museu do Aljube Resistência e Liberdade acolhe a Conversa “A alternativa internacionalista diante da crise autoritária” com a Investigadora Sabrina Fernandes e a mediação de Carlos Hortmann.

Esta conversa realiza-se no dia 2 de julho, às 16h.

Um cenário de crise econômica, crise ecológica e pandemia global é marcado também pelo fortalecimento de projetos autoritários de extrema-direita que se apresentam como antissistêmicos ou como respostas a uma ou mais dessas crises. Não é possível compreender esses fenômenos de forma separada, já que existem convergências ideológicas e metodológicas que unem atores e organizações ao redor do mundo. Assim, também buscamos entender que caminhos e redes anti-autoritários se erguem e se consolidam como contraponto. Como anda o internacionalismo diante de tanta crise?

Levantamento de bilhetes a partir das 14h30.
Entrada Livre. Sujeita à lotação da sala
.

Revolução e o que ficou. As conquistas revolucionárias.
A propósito das Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, iremos promover um ciclo de conversas "E se trocássemos umas ideias sobre a Revolução?". Nesta sessão contamos com Maria Inácia Rezola para uma conversa sobre "Revolução e o que ficou. As conquistas revolucionárias.".
10 de Novembro de 2022 - 18h00
Revolução, géneros e sexualidade
A propósito das Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, iremos promover um ciclo de conversas "E se trocássemos umas ideias sobre a Revolução?". Nesta sessão contamos com Raquel Afonso e Isabel Freire para conversa sobre "Revolução, géneros e sexualidade".
13 de Outubro de 2022 - 18h00
Sombras Andantes
Sombras Andantes é um espetáculo de André Murraças sobre a relação do Estado Novo com os homossexuais, inserido na programação paralela da exposição temporária “Adeus Pátria e Família”.
23 de Setembro a 01 de Outubro de 2022
Revolução e cultura
A propósito das Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, iremos promover um ciclo de conversas "E se trocássemos umas ideias sobre a Revolução?". Nesta sessão contamos com Sónia Vespeira de Almeida e Mário de Carvalho para conversa sobre "Revolução e cultura".
15 de Setembro de 2022 - 18h00