Composição gráfica a partir de "Delacroix no 25 de Abril em Atenas" de Nikias Skapinakis.

A arte saiu à rua

14 de Abril de 2022 - 18h30
AUDITÓRIO DO MUSEU DO ALJUBE

Iniciamos o ciclo de conversas “As Artes da Revolução” com uma conversa sobre obras emblemáticas da Revolução, com a participação de Tiago Baptista.

Tiago Baptista (Leiria, 1986) vive em Lisboa. O seu trabalho centra-se sobretudo na pintura e no desenho, mas expande-se frequentemente para a Banda Desenhada, livros de artista, fanzines e instalação. Usando um amplo imaginário, que vai dos social media à história da arte, o seu corpo de trabalho resulta numa pesquisa intima e pessoal sobre as relações do ser-humano com a natureza, a paisagem, a cultura e a memória, onde as figuras colidem e dialogam entre realismo e abstração – muitas vezes fazendo associações disruptivas e non-sense de diferentes dimensões de tempo e espaço. Tem publicado os seus escritos sobre música no blog Desenhando Constelações. É professor de Banda Desenhada no curso de Ilustração e Banda Desenhada do Ar.Co.

Entrada Livre. Sujeita à lotação da sala.
Inscrições para: inscricoes@museudoaljube.pt

«Duas peças em Estado Novo»
De Armando Nascimento Rosa e Susannah Finzi Encenação e curadoria de Clara Ploux e Telmo FerreiraDuração: 90 min 18 OUT – SEX, 19H 19 OUT – SÁB, 16H 20 OUT – DOM, 16H
18 a 20 de Outubro de 2024
Ler e ouvir a Revolução: literatura e música no 25 de Abril
As sessões de leitura pública e interpretação musical cruzam literatura e música do período revolucionário, partindo da produção artística portuguesa de 1974 e seguintes anos.
17 de Setembro de 2024 - 18h00
Sombras Andantes
Sombras Andantes é um espetáculo de André Murraças sobre a relação do Estado Novo com os homossexuais.
21 a 23 de Junho de 2024
ABRIL MATER: maternidade e parto antes e depois da Revolução
ABRIL MATER é um projeto que pretende explorar a relação entre as mudanças sociais e políticas trazidas pela Revolução de 1974 e as transformações ocorridas no campo da maternidade e do parto em Portugal.
19 de Junho de 2024 - 18h00