Composição gráfica a partir de fotografia de Ana Hatherly,1974. © Arquivo Municipal de Lisboa

A Artista saiu à rua – Inauguração

20 de Abril de 2023 - 16h00
PISO 0

Na véspera de celebrar os 50 anos da Revolução, partilhamos aqui no Museu do Aljube as fotografias feitas por Ana Hatherly no dia 25 de Abril de 1974.

Um pouco por todo o país, ainda pouco se sabia do que se passava na capital e do desenlace do golpe militar. Porém, em Lisboa, as pessoas saíam à rua, celebravam, saudavam os militares, invadiam a sede da Censura e do jornal Época, amigos abraçavam-se num misto de surpresa e alegria, gritavam-se palavras de ordem, rebentava o anseio e clamor pelo fim da guerra colonial, pela conquista da liberdade. O golpe transformava-se numa revolução.

Felizmente, Ana Hatherly não seguiu as recomendações emitidas pelo posto de comando do MFA e saiu à rua para registar poeticamente este dia.
Partilhá-las aqui neste parlatório da antiga prisão política é materializar um dever e direito de celebração do 25 de Abril de 1974. Os rituais de celebração das conquistas da liberdade e da democracia são imprescindíveis para percebermos o seu valor e persistirmos na sua defesa intransigente.

Ficha Técnica

PARCERIA: Museu do Aljube Resistência e Liberdade / Arquivo Municipal de Lisboa — Fotográfico
DIRETORA DO MUSEU DO ALJUBE: Rita Rato
DESENHO DE EXPOSIÇÃO: Sofia Teixeira Gomes e Pedro J. Márquez são Memória de Formiga
INVESTIGAÇÃO: Francisco Bairrão Ruivo
DESIGN GRÁFICO: Eduardo Ferreira
COMUNICAÇÃO: Joana Alves e Sara Borralho
PRODUÇÃO: Ana Reguino e Joana Alves
IMPRESSÃO: FinePrint

AGRADECIMENTOS: Arquivo Municipal de Lisboa, Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian, Isabel Carlos

Outros eventos

«Duas peças em Estado Novo»
De Armando Nascimento Rosa e Susannah Finzi Encenação e curadoria de Clara Ploux e Telmo FerreiraDuração: 90 min 18 OUT – SEX, 19H 19 OUT – SÁB, 16H 20 OUT – DOM, 16H
18 a 20 de Outubro de 2024
Ler e ouvir a Revolução: literatura e música no 25 de Abril
As sessões de leitura pública e interpretação musical cruzam literatura e música do período revolucionário, partindo da produção artística portuguesa de 1974 e seguintes anos.
17 de Setembro de 2024 - 18h00
Sombras Andantes
Sombras Andantes é um espetáculo de André Murraças sobre a relação do Estado Novo com os homossexuais.
21 a 23 de Junho de 2024
ABRIL MATER: maternidade e parto antes e depois da Revolução
ABRIL MATER é um projeto que pretende explorar a relação entre as mudanças sociais e políticas trazidas pela Revolução de 1974 e as transformações ocorridas no campo da maternidade e do parto em Portugal.
19 de Junho de 2024 - 18h00