A luta das enfermeiras contra a Ditadura

8 de Março de 2018 - 18h00
Auditório do Museu do Aljube

Com a presença de Isaura Borges Coelho e Glória Marreiros, duas enfermeiras que lutaram e foram presas pelo Estado Novo.

Conversa com o Prof. António Borges Coelho.

Visionamento de um excerto do documentário de Susana de Sousa Dias, Processo-Crime 141/53 Enfermeiras no Estado Novo.

Evocação do Dia Internacional da Mulher, por Maria Joaquina Silvério, em representação do MDM – Movimento Democrático de Mulheres.

Luta de Ontem, Luta de Hoje. Intervenção de Zoraima Prado, dirigente do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses.

Revolução e o que ficou. As conquistas revolucionárias.
A propósito das Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, iremos promover um ciclo de conversas "E se trocássemos umas ideias sobre a Revolução?". Nesta sessão contamos com Maria Inácia Rezola para uma conversa sobre "Revolução e o que ficou. As conquistas revolucionárias.".
10 de Novembro de 2022 - 18h00
Revolução, géneros e sexualidade
A propósito das Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, iremos promover um ciclo de conversas "E se trocássemos umas ideias sobre a Revolução?". Nesta sessão contamos com Raquel Afonso e Isabel Freire para conversa sobre "Revolução, géneros e sexualidade".
13 de Outubro de 2022 - 18h00
Revolução e cultura
A propósito das Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, iremos promover um ciclo de conversas "E se trocássemos umas ideias sobre a Revolução?". Nesta sessão contamos com Sónia Vespeira de Almeida e Mário de Carvalho para conversa sobre "Revolução e cultura".
15 de Setembro de 2022 - 18h00
Revolução e violência política – o Verão Quente
A propósito das Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, iremos promover um ciclo de conversas "E se trocássemos umas ideias sobre a Revolução?". Nesta sessão contamos com Miguel Carvalho e Francisco Bairrão Ruivo para conversa sobre "Revolução e violência política – o Verão Quente".
7 de Julho de 2022 - 18h00