Maria Machado e filhos

ABRIL MATER: maternidade e parto antes e depois da Revolução

19 de Junho de 2024 - 17h30
AUDITÓRIO DO MUSEU DO ALJUBE

ABRIL MATER é um projeto que pretende explorar a relação entre as mudanças sociais e políticas trazidas pela Revolução de 1974 e as transformações ocorridas no campo da maternidade e do parto em Portugal. Para o efeito, a pesquisa começa por documentar os acontecimentos que marcaram a história do país nas décadas de 1960 a 1980, para, a partir daí, reconstituir a evolução da assistência em saúde materna no país e traçar o caminho percorrido em matéria de proteção de direitos das mulheres e das crianças.


Tendo um cariz exploratório, ABRIL MATER ensaia uma metodologia plural, de pendor qualitativo, baseada na combinação da análise de arquivos com a recolha de testemunhos sobre as vivências da maternidade nos períodos que antecederam e se seguiram à Revolução de Abril de 1974.
Incidindo sobre um contexto de profundas e aceleradas transformações sociais, o projeto procura perceber de que forma as representações e práticas da maternidade se relacionam com os ambientes culturais, políticos e sociais de onde emergem e como, assim, vão estando sujeitas a sucessivas reconfigurações. Nesse caminho, a pesquisa trará ainda à luz testemunhos e experiências de maternidade peculiares, como aquelas que foram protagonizadas por mulheres no contexto da clandestinidade.


No ano em que se celebram os 50 anos da Revolução de 1974, o projeto ABRIL MATER vai culminar na criação de novos arquivos e conteúdos originais, que, ademais de contribuírem para a preservação de memórias pessoais e coletivas, poderão servir de base à continuidade da investigação e ao aprofundamento do conhecimento sobre práticas e representações da maternidade em Portugal.

Outros eventos

«Duas peças em Estado Novo»
De Armando Nascimento Rosa e Susannah Finzi Encenação e curadoria de Clara Ploux e Telmo FerreiraDuração: 90 min 18 OUT – SEX, 19H 19 OUT – SÁB, 16H 20 OUT – DOM, 16H
18 a 20 de Outubro de 2024
Ler e ouvir a Revolução: literatura e música no 25 de Abril
As sessões de leitura pública e interpretação musical cruzam literatura e música do período revolucionário, partindo da produção artística portuguesa de 1974 e seguintes anos.
17 de Setembro de 2024 - 18h00
Leia Mulheres sobre Tatiana Salem Levy
O Museu do Aljube volta a acolher a próxima sessão do clube, que é dedicada à autora Tatiana Salem Levy.
21 de Julho de 2024 - 15h00
Itinerário “Adeus Pátria e Família”
Um percurso por Lisboa a lugares emblemáticos de resistência e ocupação das pessoas LGBTQIAP+, durante a ditadura e até aos dias de hoje.
19 de Julho de 2024 - 10h30