Coragem Hoje, Abraços Amanhã

8 a 30 de Abril de 2021
Museu do Aljube Resistência e Liberdade

Coragem hoje, abraços amanhã é uma mensagem de apoio partilhada entre as mulheres detidas pela PIDE durante a ditadura. No reduto norte da prisão de Caxias, comunicavam através de sons na parede e palavras sussurradas de apoio e coragem.

No ano em que se celebram 47 anos da Revolução de Abril, a EGEAC, Abril em Lisboa e o Museu do Aljube Resistência e Liberdade prestam homenagem à memória dos resistentes antifascistas e à luta pela liberdade.

Num momento em que a pandemia limita contactos e condiciona encontros façamos da inspiração na resistência a resiliência necessária para dias melhores.

Lançamos ainda um desafio coletivo: colar à janela o cartaz “Coragem, hoje abraços amanhã”, transformando assim esta frase numa mensagem global de esperança num futuro melhor.

Viva o 25 de Abril!

Descarregue a sua imagem preferida dos diversos cartazes e papeis de parede disponíveis.

Programação

Para além do espectáculo “Amores na Clandestinidade”, o Museu do Aljube Liberdade e Resistência evoca também o 25 de abril com a exposição “8998 Pomar” que nos mostra uma seleção de desenhos, gravuras e pinturas do pintor Júlio Pomar, num feliz encontro com o Museu-Atelier Júlio Pomar; uma conversa com Margarida Tengarrinha em torno do seu livro “Memórias de uma Falsificadora” e uma peça de teatro baseada na mesma obra; um peddy paper “Pelos Caminhos da Liberdade”; uma visita orientada à exposição de longa duração do museu e um concerto intimista com o músico Rogério Charraz e o compositor João Monge a partir do álbum “Cantigas do Maio” de Zeca Afonso.

8 de abril a 30 de junho
Exposição Temporária “8998 POMAR”
(Espaço das Exposições Temporárias, 4º Piso – Museu do Aljube)

Um feliz encontro entre o Atelier-Museu Júlio Pomar e o Museu do Aljube Resistência e Liberdade deu origem a esta exposição onde se apresenta uma seleção de diferentes núcleos de desenho, gravura e pintura, mas também documentos alusivos a obras e episódios de censura que remetem para o período de clausura, e de perseguição pela PIDE ao pintor Júlio Pomar. Poucos ainda sabem, ou melhor, menos dos que seria necessário, que o pintor foi o preso n.º 8998 do Registo Geral de Presos da PIDE, e que esteve preso em Caxias, entre março e agosto de 1947, devido à sua participação em ações de resistência ao regime.

Curadoria de Sara Antónia Matos e Rita Rato

22 de abril, 18h30
Memórias de Uma Falsificadora”, Conversa com Margarida Tengarrinha
(Online)

A partir do seu livro conversamos com Margarida Tengarrinha sobre as suas memórias de clandestinidade e resistência ao fascismo.

24 de abril, 10h – ESGOTADO
Peddy-paper – “Pelos Caminhos da Liberdade”

Percorrer os caminhos dos que abriram as portas de Abril – do Terreiro do Paço ao Largo do Carmo, da Misericórdia à antiga sede de PIDE, na Rua António Maria Cardoso. Partimos à descoberta de alguns dos locais e momentos determinantes do dia 25 de Abril de 1974, abordando a temática da resistência à ditadura, o percurso e a história da conquista da liberdade.

Adequado para maiores de 10 anos;
Duração: 90 minutos;
Ponto de encontro: entrada do Museu do Aljube;
Recomenda-se calçado de caminhada;
Obrigatório uso de máscara.

Inscrição obrigatória e mediante o limite máximo de participantes por grupo: inscricoes@museudoaljube.pt

24 e 25 de abril, 10h – ESGOTADO
Visita Orientada à Exposição de Longa Duração
(Museu do Aljube)

Os visitantes iniciam o percurso museológico no memorial de homenagem aos presos políticos e no painel sobre a história do edifício; no piso 1, a caracterização do regime ditatorial português (1926-1974), os seus meios de repressão e opressão (a censura, as polícias e os tribunais políticos). No piso 2, a resistência das oposições (semi-legais e clandestinas), a prisão, a tortura, os curros de isolamento. No piso 3, a luta anticolonial e os movimentos independentistas de libertação, o derrube da ditadura e o 25 de Abril de 1974.

25 de abril, 11h – ESGOTADO
Concerto 50 Anos das “Cantigas do maio” de Zeca Afonso
(Auditório do Museu do Aljube)

Concerto intimista com o músico Rogério Charraz e o compositor João Monge a partir do álbum “Cantigas do Maio” de Zeca Afonso.

26, 27, 28 e 30 de abril, 19h – ESGOTADO
Teatro – Rascunhos: Memórias de uma Falsificadora
(Auditório do Museu do Aljube)