Acolhimento: SESSÃO 2 | Ciclo de Cinema “Escrever a liberdade”

14 de Outubro de 2023 - 15h30
AUDITÓRIO DO MUSEU DO ALJUBE

“É com grande felicidade que o projeto Aos Cuidados, apresenta o ciclo de cinema Escrever a Liberdade, que acontecerá dentro do Museu do Aljube, em ocasião do lançamento do segundo número da revista homônima ao projeto.
A partir do tema da relação entre a saúde e o trabalho e as suas complexas intersecções, procuramos perceber o cinema enquanto ferramenta de reflexão. Assim como as publicações, o cinema utiliza (maioritariamente) a linguagem para estabelecer vínculos com o público e criar diálogos. Ao aproximarmos as escritas compiladas em forma de livros à escrita do cinema, percebemos em ambos um caminho para criar experiências coletivas de auto-expressão, reflexão e debate.
Como todos os processos iniciados pelo nosso projeto têm como premissa a criação coletiva, cada sessão do ciclo terá uma curadora convidada que irá, a partir do seu próprio trabalho, propor uma nova perspetiva para olharmos para a relação entre a saúde e o trabalho em nossas sociedades. Serão três sessões, todas com espaço para conversa após a exibição dos filmes. “

SESSÃO 2
SÁB, 14 OUT – 15H30
Curadoria da Sessão: Teresa Melo


SOMETHING LIKE A WAR
Deepa Dhanraj
1991 / 52 min

SOMETHING LIKE A WAR é um documentário do programa de planejamento familiar, na Índia, realizado pela perspectiva das mulheres que são seus principais alvos. Ele traça a história do programa de planejamento familiar e expõe o cinismo, a corrupção e a brutalidade que caracterizam sua implementação. À medida que as próprias mulheres discutem seu status, sexualidade, controle de fertilidade e saúde, fica claro que suas percepções estão em conflito com as do programa. SOMETHING LIKE A WAR é um excelente recurso para o estudo e a compreensão sobre o desenvolvimento internacional, a “ajuda” do Ocidente e os interesses por trás do controle populacional, dos direitos reprodutivos, da saúde e dos direitos das mulheres.

Produção: Paula Ferreira, Laura Gama Martins

Acolhimento: Museu do Aljube Resistência e Liberdade

Outros eventos

«Duas peças em Estado Novo»
De Armando Nascimento Rosa e Susannah Finzi Encenação e curadoria de Clara Ploux e Telmo FerreiraDuração: 90 min 18 OUT – SEX, 19H 19 OUT – SÁB, 16H 20 OUT – DOM, 16H
18 a 20 de Outubro de 2024
Ler e ouvir a Revolução: literatura e música no 25 de Abril
As sessões de leitura pública e interpretação musical cruzam literatura e música do período revolucionário, partindo da produção artística portuguesa de 1974 e seguintes anos.
17 de Setembro de 2024 - 18h00
Itinerário “Adeus Pátria e Família”
Um percurso por Lisboa a lugares emblemáticos de resistência e ocupação das pessoas LGBTQIAP+, durante a ditadura e até aos dias de hoje.
28 de Junho de 2024 - 10h30
Sombras Andantes
Sombras Andantes é um espetáculo de André Murraças sobre a relação do Estado Novo com os homossexuais.
21 a 23 de Junho de 2024