"Eu Gisberta", Hilda de Paulo, 2015

Artes como resistência Queer

16 de Novembro de 2022 - 18h00
AUDITÓRIO DO MUSEU DO ALJUBE

“O que vem depois da esperança?” é uma horta cheia de sementes generosamente plantadas, que saibamos cultivar e multiplicar território onde democracia signifique direito à vida digna para toda corpa.”
Maíra Freitas, “O que vem depois da esperança?”, Hilda de Paulo, 2022

“Artes como resistência Queer” é o tema da terceira conversa do ciclo em torno da exposição “Adeus Pátria e Família” com a participação de Alice Azevedo, André Teodósio e Raquel Freire.

O ciclo prolonga-se ao longo da duração da exposição, onde iremos abordar diferentes dimensões das resistências de diversidade sexual e de género.

Entrada livre, sujeita à limitação do espaço.

Inscrição para: inscricoes@museudoaljube.pt

André e. Teodósio (Lisboa,1977), membro da companhia Teatro Praga, integrou as companhias Casa Conveniente e Cão Solteiro. Encena teatro, ópera, ballet e performances e apresenta os seus trabalhos nos mais prestigiados teatros e museus nacionais e internacionais. É autor de programas de televisão, conferencista e professor universitário. Tem os seus textos editados na Documenta, Tinta da China, Douda Correria, Culturgest, Câmara Municipal do Porto, entre outros. Entre os inúmeros prémios recebidos, foi nomeado pelo Jornal Expresso como um dos 100 portugueses mais influentes.

Alice Azevedo, licenciada em Estudos Artísticos – Artes do Espetáculo pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, frequenta atualmente o mestrado de Estética e Estudos Artísticos na FCSH da Universidade Nova de Lisboa. Ativista Trans, Feminista e Queer. Integra a comissão organizadora da Marcha do Orgulho LGBT de Lisboa, integrou o coletivo Panteras Rosa, integrou a direção da rede ex aequo para o mandato de 2019 e foi co-fundadora da Transmissão: Associação Trans e Não-Binária. É atriz, tendo integrado o GTSC-Grupo de Teatro Sai de Cena, recentemente co-autorou a peça “Tágides, Exemplares” para o projecto “Essenciais” do Teatro do Bairro Alto. É operadora de call center e também opina sobre classe.

«Duas peças em Estado Novo»
De Armando Nascimento Rosa e Susannah Finzi Encenação e curadoria de Clara Ploux e Telmo FerreiraDuração: 90 min 18 OUT – SEX, 19H 19 OUT – SÁB, 16H 20 OUT – DOM, 16H
18 a 20 de Outubro de 2024
Ler e ouvir a Revolução: literatura e música no 25 de Abril
As sessões de leitura pública e interpretação musical cruzam literatura e música do período revolucionário, partindo da produção artística portuguesa de 1974 e seguintes anos.
17 de Setembro de 2024 - 18h00
Sombras Andantes
Sombras Andantes é um espetáculo de André Murraças sobre a relação do Estado Novo com os homossexuais.
21 a 23 de Junho de 2024
ABRIL MATER: maternidade e parto antes e depois da Revolução
ABRIL MATER é um projeto que pretende explorar a relação entre as mudanças sociais e políticas trazidas pela Revolução de 1974 e as transformações ocorridas no campo da maternidade e do parto em Portugal.
19 de Junho de 2024 - 18h00