“As Mulheres do meu País” – Uma obra que sobrevive ao tempo

20 de Junho de 2023 - 18h00
AUDITÓRIO DO MUSEU DO ALJUBE

“Na vasta obra literária de Maria Lamas, destaca-se As Mulheres do meu País, publicação por fascículos iniciada em Maio de 1948, onde se propôs abalar a indiferença com que os portugueses encaravam os problemas das mulheres, como modo e caminho para a emancipação “das grandes sacrificadas, vítimas milenárias, que continuam a ser as obreiras da vida”.

Mulher da palavra inconformada e comprometida, a sua abrangência intelectual e política ultrapassou fronteiras.

Maria Lamas foi uma mulher de acção e de forte têmpera, um exemplo de participação. Uma mulher, que reconheceu no trabalho colectivo e organizado a grande arma da libertação humana.“

Com Eugénia Vasques e Regina Marques
Participação da actriz Isabel Medina
Conversa conduzida por Ana Souto

Uma conversa integrada no ciclo “Mulheres de Abril, na resistência ao fascismo”, promovido pelo MDM.

Eugénia Vasques, professora-Coordenadora, jubilada, da Escola Superior de Teatro e Cinema do Instituto Politecnico de Lisboa. Doutorada pela UCSB (EUA)/Univ.Nova (Lx.) Investigadora da Universidade do Algarve e autora de teatro. Membro da Revista Faces de Eva, do PEN CLUBE e da Direcção do Clube UNESCO para a Educação Artística. Avaliadora do Museu de fotografia de Lisboa

Regina Marques, licenciada em Ciências Psicológicas pela Universidade Livre de Bruxelas. Mestre em Ciências da Comunicação pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH) da Universidade Nova de Lisboa. Doutorada em Ciências da Comunicação pela FCSH da Universidade Nova de Lisboa, Professora aposentada da ESE/IPS. Membro da Direcção Nacional do MDM.