Revolta de 7 fevereiro de 1927. Lisboa. Barricada na Rua da Escola Politécnica. AML.

“As revoltas contra a Ditadura Militar e o Tarrafal de São Nicolau”

29 de Outubro de 2026 - 18h00
Auditório

Primeira conversa do ciclo “1926-1936. A Coragem de Resistir”.

Com José Cabral (investigador) e Jacinto Godinho (jornalista) .

José Cabral, licenciado em Administração de Empresas, é detentor de diploma de Estudos Especializados em Património, Museologia e Desenvolvimento pela Universidade dos Açores Universidade Açores encontra-se m Portugal envolvido num programa de Curadoria avançada para o desenvolvimento, suportado pela Fundação Gulbenkian e pelo Instituo Camões.
Escritor com várias obras publicadas, venceu o Prémio Arnaldo França, 2022 (INCM – Portugal), Mário Fonseca, 2026 (Biblioteca Nacional de Cabo Verde). Vencedor do Concurso Criar Lusofonia 2011/2012 do CNC (Centro Nacional de Cultura de Portugal), com um trabalho intitulado “ILHA DE SÃO NICOLAU – CABO VERDE NA ROTA DE DEPORTAÇÃO FASCISTA, 1931”, tema ao qual se dedica.

Outros eventos

Visita o Aljube! Com LGP
A Visita Orientada do mês de Outubro à exposição longa duração do Museu do Aljube Resistência e Liberdade.
24 de Outubro de 2026 - 10h30
Mostra de Cinema Frei Betto
Frade Dominicano adepto da Teologia da Libertação foi um importante militante na luta contra a ditadura militar e coordenador de Mobilização Social do programa Fome Zero.
20 de Outubro de 2026 - 16h00
Leia Mulheres sobre Raquel Ochoa
O Museu do Aljube volta a acolher a sessão do clube, que é dedicada ao livro A Casa-Comboio de Raquel Ochoa com moderação de Déa Paulino.
18 de Outubro de 2026 - 15h00