ITINERÁRIO CAMBEDO DA RAIA – ESGOTADO

18 a 19 de Dezembro de 2021

75 ANOS DEPOIS, RESISTÊNCIA E HOMENAGEM

– ESGOTADO –

Na noite de 21 de dezembro de 1946, Cambedo da Raia foi cercada e bombardeada pela PIDE, GNR, Exército e a Guarda Civil espanhola, por ter acolhido refugiados e guerrilheiros após o Alzamiento. Quando passam 75 anos sobre os acontecimentos, deslocamo-nos para homenagear os vizinhos e também três portugueses mortos em Portocamba, no concelho galego de Castrelo do Val.

Dia 18 de Dezembro

7h30: Saída de Lisboa
13h30: Almoço em Chaves ou Vilarelho da Raia
16h: Homenagem às gentes de Cambedo da Raia, aldeia cercada pela PIDE, GNR, Exército e a Guardia Civil espanhola, e bombardeada na noite de 21 de dezembro de 1946, por ter acolhido refugiados e guerrilheiros após o Alzamiento.
Intervenções de Não Apaguem a Memória, União Resistentes Antifascistas Portugueses, Asociación de Amigos da Republica (Ourense), Presidente do Centro Desportivo Cultural e Recreativo de Cambedo da Raia
Atuação do Coro da Casa da Achada
18h30: Vilarelho da Raia, filme O Silêncio, António Loja Neves e José Alves Pereira
20h30: Jantar e convívio raiano no Centro Cultural de Vilarelho da Raia
Dormida em Chaves

Dia 19 de Dezembro

9h: Saída de Chaves para deslocação a Castrelo do Val (Galiza)
10h30: Homenagem aos três portugueses mortos pelos falangistas em agosto de 1936 Intervenções
Atuação do Coro da Casa da Achada
13h30: almoço
16h: partida para Lisboa

Partida e chegada: FCSH – Av. De Berna 26 C, 1069-061 Lisboa

Mais informações e inscrições: inscricoes@museudoaljube.pt

O que falta fazer?
"O que falta fazer?" é o tema da última conversa do ciclo em torno da exposição "Adeus Pátria e Família" com a participação de Ana Aresta, Manuela Ferreira e Paulo Corte Real.
12 de Janeiro de 2023 - 18h00
Artes como resistência Queer
"Artes como resistência Queer" é o tema da terceira conversa do ciclo em torno da exposição "Adeus Pátria e Família" com a participação de Alice Azevedo, André Teodósio e Raquel Freire.
16 de Novembro de 2022 - 18h00
Revolução e o que ficou. As conquistas revolucionárias.
A propósito das Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, iremos promover um ciclo de conversas "E se trocássemos umas ideias sobre a Revolução?". Nesta sessão contamos com Maria Inácia Rezola para uma conversa sobre "Revolução e o que ficou. As conquistas revolucionárias.".
10 de Novembro de 2022 - 18h00
VISITA ORIENTADA POR RICARDO CARVALHO
Inserida na programação paralela da exposição "Adeus Pátria e Família" Ricardo Carvalho, responsável pelo desenho da exposição, orienta uma visita à exposição.
8 de Novembro de 2022 - 18h00