Programação paralela à Exposição Temporária • Mulheres e Resistência – Novas Cartas Portuguesas e outras lutas

Ciclo de Cinema

14 de Outubro de 2021 - 19h00
AUDITÓRIO - PISO 4

Entrada livre, sujeita a inscrição em: inscricoes@museudoaljube.pt

  • 14 de outubro 19h00 

Vitalina Varela” 
Pedro Costa · Drama  
2019 · 2h04 · Portugal · M/12 
Sinopse 
Vitalina Varela, 55 anos, cabo-verdiana, chega a Portugal três dias depois do funeral do marido. Há mais de 25 anos que Vitalina esperava o seu bilhete de avião. É este o ponto de partida para a nona longa-metragem de Pedro Costa, que recebeu o Leopardo de Ouro, prémio máximo do Festival de Locarno de 2019, depois de ter sido um dos filmes que mais impacto teve junto do público e crítica no importante festival. Vitalina é real e é atriz – é uma mulher que veio de Cabo Verde para as Fontaínhas e que, enquanto sujeito e personagem, transita de “Cavalo Dinheiro” (2014) para comandar os fantasmas e as sombras que preenchem o filme do cineasta português. 

Sessões Anteriores

  • 13 maio – 19h

Work in progress do documentário: “O que podem as palavras?”, de Luísa Sequeira e Luísa Marinho.
Com Ana Luísa Amaral, Maria Teresa Horta, Maria Velho da Costa e Maria Isabel Barreno
Duração: 10 minutos
Sinopse: O que podem as palavras?
Através das vozes das autoras das “Novas Cartas Portuguesas”, e num tom intimista, este documentário resgata a importância histórica deste livro no âmbito das mudanças sociais emergentes. Queremos lançar um olhar fresco sobre questões como as “utopias sociais”, a relação entre tradição e contemporaneidade e a pertinência da procura de uma voz própria feminina nas sociedades patriarcais. Num tempo em que algumas democracias apresentam fragilidades e voltamos a presenciar cenas de censura à arte e tentativas de controle de discursos, este documentário, através do resgate de um importante episódio da história portuguesa e internacional, quer também reforçar a importância da preservação da liberdade de expressão.

“Quem é Bárbara Virgínia?”
Duração: 77 minutos
Sinopse: “Quem é Bárbara Virgínia?” é um road movie documental, um resgate de memórias, uma procura em busca da cineasta Bárbara Virgínia. Um trabalho de arqueologia emocional que traz à tona a vida e a obra da primeira cineasta portuguesa a fazer uma longa-metragem, a única a realizar um filme na época da ditadura e uma das primeiras mulheres a estar em competição na primeira edição do festival de cinema de Cannes. Porque é que o seu nome ficou esquecido?

Estas e outras questões são abordadas ao longo deste documentário, realizado entre Portugal e Brasil, este filme intimista e poético acompanha Luísa Sequeira na busca de Bárbara Virgínia.

  • 15 de Junho19h00 

Delphine e Carole” 
Callisto McNulty · Documentário 
2019 · 1H09 · França 
Sinopse 
O encontro entre a mítica atriz Delphine Seyrig e a videoartista Carole Roussopoulos leva-nos ao coração do feminismo dos anos 70. Câmara na mão, ambas estarão envolvidas em lutas feministas com insolência, intransigência e humor. 
Como parte desse projeto para contar as suas próprias histórias, Delphine e Carole também organizaram oficinas de vídeo e fundaram o arquivo feminista Center audiovisuel Simone de Beauvoir. Utilizando uma seleção generosa de trechos de trabalhos feministas dos grupos de vídeo “Les Insoumuses” e “Video Out”, além de talk shows com Simone de Beauvoir, Marguerite Duras e Chantal Akerman, entre outros, este filme escreve um capítulo da história do feminismo e traça o início de uma prática política criativa que recorreu à ousadia, humor e subversão para unir
a ação coletiva, intervenção dos média e documentação de arquivo. 

Com o apoio: 

Les Trois Portugaises” 
Delphine Seyrig · Documentário 
1974 · 29 min · França 
Sinopse 
Les Trois Portugaises revisita o caso português das “Três Marias” (Maria Isabel Barreno, Maria Teresa Horta e Maria Velho da Costa) que arriscaram prisão por atentado aos bons costumes com a publicação, em 1972, das Novas Cartas Portuguesas, prontamente proibido pelo Estado Novo. O filme documenta as ações de apoio e divulgação do livro ocorridas em Paris entre março de 1973 e setembro de 1974, em particular a leitura-espetáculo “La nuit des femmes” e uma manifestação noturna diante da catedral de Notre Dame em janeiro de 1974. 

Com o apoio: 

  • 8 de Julho – 19h00 

Torre das Donzelas
Susanna Lira · Documentário 
2018 · 1h37 · Brasil · M/12 
Sinopse 
O documentário “Torre das Donzelas” revisita o período em que o Brasil vivia sob uma ditadura militar e se concentra em um grupo de ex-presas políticas do sexo feminino que dividiu uma cela no Presídio Tiradentes, em São Paulo. Rompendo 40 anos de silêncio, “Torre das Donzelas” visa recuperar as memórias dessas mulheres e de seu passado militante, a fim de compreender como esse período se reflete no país que estamos vivendo hoje. 

  • 9 de setembro 19h00 

As Herdeiras
Marcelo Martinessi · Drama  
2018 · 1h38 · Paraguai · M/12 
Sinopse 
Chela e Chiquita, ambas descendentes de famílias ricas no Paraguai, estão juntas há mais de 30 anos. Mas recentemente a sua situação financeira piorou e eles começam a vender os seus bens. Porém quando as suas dívidas chegam ao ponto de levar Chiquita a ser presa por acusações de fraude, Chela é forçada a enfrentar uma nova realidade e inicia-se num serviço de táxi local para um grupo de senhoras ricas. 

Enquanto Chela se acostuma com a sua nova vida, ela conhece a muito mais jovem Angy e finalmente começa a sair da sua concha para se envolver com o mundo, embarcando numa revolução pessoal e íntima. 

Outros eventos

«Duas peças em Estado Novo»
De Armando Nascimento Rosa e Susannah Finzi Encenação e curadoria de Clara Ploux e Telmo FerreiraDuração: 90 min 18 OUT – SEX, 19H 19 OUT – SÁB, 16H 20 OUT – DOM, 16H
18 a 20 de Outubro de 2024
Ler e ouvir a Revolução: literatura e música no 25 de Abril
As sessões de leitura pública e interpretação musical cruzam literatura e música do período revolucionário, partindo da produção artística portuguesa de 1974 e seguintes anos.
17 de Setembro de 2024 - 18h00
Sombras Andantes
Sombras Andantes é um espetáculo de André Murraças sobre a relação do Estado Novo com os homossexuais.
21 a 23 de Junho de 2024
ABRIL MATER: maternidade e parto antes e depois da Revolução
ABRIL MATER é um projeto que pretende explorar a relação entre as mudanças sociais e políticas trazidas pela Revolução de 1974 e as transformações ocorridas no campo da maternidade e do parto em Portugal.
19 de Junho de 2024 - 18h00