Frame do filme "Deus não quis", António Ferreira, 2007

CICLO DE CINEMA | Natal 71 & Deus Não Quis

25 de Fevereiro de 2022 - 16h00
AUDITÓRIO DO MUSEU DO ALJUBE

Um breve panorama da multiplicidade de abordagens cinematográficas à guerra colonial portuguesa. Um documentário dá acesso a memórias de quem em Angola esteve do outro lado da guerra que a exposição Guerra Guardada aborda. A essa produção angolana recente, juntam-se duas produções portuguesas com mais de 10 anos. Um documentário para televisão sobre a circulação de mensagens de e para soldados nos diferentes territórios, e uma curta de ficção remetendo para impactos sociais da guerra através da cultura popular, que estreou em sala.

25 de fevereiro, 16h, Sessão total: 67’

Natal 71(52’), Margarida Cardoso, 2000

Natal 71 foi um disco oferecido aos militares em guerra nas colónias portuguesas em África nesse mesmo ano. Cancioneiro do Niassa tornou-se numa cassete áudio, gravada clandestinamente por militares ao longo dos anos de guerra, em Moçambique. A cassete é uma voz de revolta, o disco uma peça de propaganda nacionalista. Ambos são memórias de uma ditadura fascista. Memórias de um país fechado do resto do mundo, pobre e ignorante, adormecido por uma propaganda que tentava esconder todos os conflitos internos, e que impedia de pensar e de reconhecer a natureza repressiva do regime em que se vivia. O documentário parte das memórias familiares da realizadora, para refletir sobre o país em que cresceu.

+ info: http://www.cinept.ubi.pt/pt/filme/2074/Natal+71
excerto: https://www.youtube.com/watch?v=ni5YDhqqqlk

Deus Não Quis (15’), António Ferreira, 2007

Deus Não Quis é baseado na dramatização dos versos da canção popular Laurindinha. É a história de Ramiro, um rapaz, que parte para a Guerra Colonial; do seu regresso e do desencontro com o amor da sua vida – Laurinda. Um filme que se apropria da cultura popular portuguesa, para pensar cinematograficamente alguns dos impactos sociais incrustados no país de uma longa e longínqua guerra.

+ info: https://pngpictures.com/png/site/web/pt/filmes/curtas/deusnaoquis
trailer: https://vimeo.com/personanongrata/dnqtrailer

Outros eventos

O que falta fazer?
"O que falta fazer?" é o tema da última conversa do ciclo em torno da exposição "Adeus Pátria e Família" com a participação de Ana Aresta, Manuela Ferreira e Paulo Corte Real.
12 de Janeiro de 2023 - 18h00
MULHERES DO MEU PAÍS de Raquel Freire
Em Janeiro, exibimos o filme "Mulheres do Meu País" de Raquel Freire, inserido no ciclo de cinema da programação paralela da exposição “Adeus Pátria e Familia”. Um retrato plural e multiforme das mulheres que habitam o nosso país.
5 de Janeiro de 2023 - 19h00
Visita o Aljube!
A Visita Orientada do mês de Novembro à exposição longa duração do Museu do Aljube Resistência e Liberdade.
26 de Novembro de 2022 - 10h30
Lançamento do livro “Autoritarismos no Brasil: O olhar de dez realizadoras brasileiras contemporâneas”
A autora, curadora e crítica de cinema brasileira Lídia Mello, juntamente com a Editora Outro Modo/Le Monde Diplomatique/PT convidam para o lançamento do livro Autoritarismos no Brasil: O olhar de dez realizadoras brasileiras contemporâneas.
22 de Novembro de 2022 - 18h00