Frame do filme "Deus não quis", António Ferreira, 2007

CICLO DE CINEMA | Natal 71 & Deus Não Quis

25 de Fevereiro de 2022 - 16h00
AUDITÓRIO DO MUSEU DO ALJUBE

Um breve panorama da multiplicidade de abordagens cinematográficas à guerra colonial portuguesa. Um documentário dá acesso a memórias de quem em Angola esteve do outro lado da guerra que a exposição Guerra Guardada aborda. A essa produção angolana recente, juntam-se duas produções portuguesas com mais de 10 anos. Um documentário para televisão sobre a circulação de mensagens de e para soldados nos diferentes territórios, e uma curta de ficção remetendo para impactos sociais da guerra através da cultura popular, que estreou em sala.

25 de fevereiro, 16h, Sessão total: 67’

Natal 71(52’), Margarida Cardoso, 2000

Natal 71 foi um disco oferecido aos militares em guerra nas colónias portuguesas em África nesse mesmo ano. Cancioneiro do Niassa tornou-se numa cassete áudio, gravada clandestinamente por militares ao longo dos anos de guerra, em Moçambique. A cassete é uma voz de revolta, o disco uma peça de propaganda nacionalista. Ambos são memórias de uma ditadura fascista. Memórias de um país fechado do resto do mundo, pobre e ignorante, adormecido por uma propaganda que tentava esconder todos os conflitos internos, e que impedia de pensar e de reconhecer a natureza repressiva do regime em que se vivia. O documentário parte das memórias familiares da realizadora, para refletir sobre o país em que cresceu.

+ info: http://www.cinept.ubi.pt/pt/filme/2074/Natal+71
excerto: https://www.youtube.com/watch?v=ni5YDhqqqlk

Deus Não Quis (15’), António Ferreira, 2007

Deus Não Quis é baseado na dramatização dos versos da canção popular Laurindinha. É a história de Ramiro, um rapaz, que parte para a Guerra Colonial; do seu regresso e do desencontro com o amor da sua vida – Laurinda. Um filme que se apropria da cultura popular portuguesa, para pensar cinematograficamente alguns dos impactos sociais incrustados no país de uma longa e longínqua guerra.

+ info: https://pngpictures.com/png/site/web/pt/filmes/curtas/deusnaoquis
trailer: https://vimeo.com/personanongrata/dnqtrailer

Outros eventos

FILME “Olhares sobre o Racismo”
No dia 21 de março comemoramos o dia internacional contra a discriminação racial com uma sessão de cinema e conversa integrada na programação paralela da exposição ATO (DES)COLONIAL.
21 de Março de 2022 - 18h30
“A Guerra Guardada” – Visita Orientada com Aniceto Afonso
Uma visita à exposição "A Guerra Guardada – Fotografias de Soldados Portugueses em Angola, Guiné e Moçambique (1961-74)" com Aniceto Afonso.
16 de Março de 2022 - 16h00
Fragmentos do espetáculo Corpo Suspenso, Rita Neves
Inserido na programação paralela da exposição "A Guerra Guardada", recebemos os "Fragmentos do espetáculo Corpo Suspenso" de Rita Neves, seguido de conversa.
19 de Fevereiro de 2022 - 16h00