Foto: Carla Osório; Performance: Maré de Matos

CINEDEBATE: “Desconstruir a história, recuperar memórias”

23 de Outubro de 2022 - 15h00
AUDITÓRIO DO MUSEU DO ALJUBE

A artista visual afro-brasileira Carla Osório documentou artistas, ativistas, escritores (as) e pesquisadores (as) africanos (as), bem como, afrodescendentes portugueses (as), durante um ano, em Lisboa.
Desconstruir a história, recuperar memórias apresenta duas obras audiovisuais que abordam as questões socioculturais do racismo e da xenofobia, bem como as consequências da colonização portuguesa em países africanos, como Angola.
Com uma visão do mundo afro-centrada, a obra de Carla Osório toca, de forma direta e contundente, em pontos que, na sua opinião, precisam de ser amplamente debatidos, na sociedade portuguesa.

Artista visual convidada: Carla Osório: fotógrafa, documentarista e realizadora
Debatedoras: Rosa Melo, Antropóloga Angolana; Alice Santos, ativista São-tomense; Raquel Carrilho, artista Visual e Editora Portuguesa
Mediação: Rita Cássia Silva, antropóloga, Artista Multidisciplinar e Ativista Brasileira e Portuguesa.

Entrada livre, sujeita à lotação do espaço.

• • • • • • • • • • • • • •

Sinopse dos filmes:

Corações Valentes na Diáspora (6min10) legendado em inglês
Uma pequena cartografia de cidade de Lisboa e dos corpos negros em trânsito na contemporaneidade.

Missão Sudoeste de Angola: AFINAL QUEM NOS DEFINE? (23min) legendado em inglês
A protagonista do filme, a antropóloga Rosa Melo, descendente dos Handa, grupo étnico do sudoeste de Angola, comenta o álbum fotográfico “Missão do Real Padroado da Huilla” sob um ponto de vista decolonial. Com mais de 40 imagens raras, o álbum foi produzido pela missão católica espiritana na região da Huila, durante o período colonial português.

*Financiamento The Colour of Labour AdG 695573 / Conselho Europeu de Investigação