Foto: Carla Osório; Performance: Maré de Matos

CINEDEBATE: “Desconstruir a história, recuperar memórias”

23 de Outubro de 2022 - 15h00
AUDITÓRIO DO MUSEU DO ALJUBE

A artista visual afro-brasileira Carla Osório documentou artistas, ativistas, escritores (as) e pesquisadores (as) africanos (as), bem como, afrodescendentes portugueses (as), durante um ano, em Lisboa.
Desconstruir a história, recuperar memórias apresenta duas obras audiovisuais que abordam as questões socioculturais do racismo e da xenofobia, bem como as consequências da colonização portuguesa em países africanos, como Angola.
Com uma visão do mundo afro-centrada, a obra de Carla Osório toca, de forma direta e contundente, em pontos que, na sua opinião, precisam de ser amplamente debatidos, na sociedade portuguesa.

Artista visual convidada: Carla Osório: fotógrafa, documentarista e realizadora
Debatedoras: Rosa Melo, Antropóloga Angolana; Alice Santos, ativista São-tomense; Raquel Carrilho, artista Visual e Editora Portuguesa
Mediação: Rita Cássia Silva, antropóloga, Artista Multidisciplinar e Ativista Brasileira e Portuguesa.

Entrada livre, sujeita à lotação do espaço.

• • • • • • • • • • • • • •

Sinopse dos filmes:

Corações Valentes na Diáspora (6min10) legendado em inglês
Uma pequena cartografia de cidade de Lisboa e dos corpos negros em trânsito na contemporaneidade.

Missão Sudoeste de Angola: AFINAL QUEM NOS DEFINE? (23min) legendado em inglês
A protagonista do filme, a antropóloga Rosa Melo, descendente dos Handa, grupo étnico do sudoeste de Angola, comenta o álbum fotográfico “Missão do Real Padroado da Huilla” sob um ponto de vista decolonial. Com mais de 40 imagens raras, o álbum foi produzido pela missão católica espiritana na região da Huila, durante o período colonial português.

*Financiamento The Colour of Labour AdG 695573 / Conselho Europeu de Investigação

O que falta fazer?
"O que falta fazer?" é o tema da última conversa do ciclo em torno da exposição "Adeus Pátria e Família" com a participação de Ana Aresta, Manuela Ferreira e Paulo Corte Real.
12 de Janeiro de 2023 - 18h00
MULHERES DO MEU PAÍS de Raquel Freire
Em Janeiro, exibimos o filme "Mulheres do Meu País" de Raquel Freire, inserido no ciclo de cinema da programação paralela da exposição “Adeus Pátria e Familia”. Um retrato plural e multiforme das mulheres que habitam o nosso país.
5 de Janeiro de 2023 - 19h00
Visita o Aljube!
A Visita Orientada do mês de Novembro à exposição longa duração do Museu do Aljube Resistência e Liberdade.
26 de Novembro de 2022 - 10h30
Lançamento do livro “Autoritarismos no Brasil: O olhar de dez realizadoras brasileiras contemporâneas”
A autora, curadora e crítica de cinema brasileira Lídia Mello, juntamente com a Editora Outro Modo/Le Monde Diplomatique/PT convidam para o lançamento do livro Autoritarismos no Brasil: O olhar de dez realizadoras brasileiras contemporâneas.
22 de Novembro de 2022 - 18h00