CINEDEBATE: “Enfermeiras no Estado Novo”

27 de Setembro de 2022 - 16h00
AUDITÓRIO DO MUSEU DO ALJUBE

Um sessão organizada pela Direção Regional de Lisboa do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses, com a exibição do filme “Enfermeiras no Estado Novo” com a presença da realizadora Susana Sousa Dias e um espaço de debate.

“A história da luta das enfermeiras está intimamente ligada à luta das mulheres por direitos elementares e ficou marcada pela resistência e coragem. Como exemplo temos a conquista do direito ao casamento no início dos anos 60, após anos de resistência, prisões, despedimentos, vida afetiva clandestina e de impedimento legal da maternidade. Isaura Assunção da Silva (Borges Coelho) foi o símbolo desta luta. Esteve presa durante quatro anos por ter exigido condições mínimas para o trabalho nos hospitais, por ter protestado contra o facto de as enfermeiras não poderem casar, por pertencer ao Movimento da Unidade Democrática (MUD) juvenil. Com esta ação esperamos dotar as novas gerações de consciência, através do conhecimento da história da enfermagem e do combate antifascista, da importância da participação nas lutas pela conquista ou defesa de direitos.”

Entrada livre, sujeita à lotação do espaço.

Enfermeiras no Estado Novo
Susana de Sousa Dias · 2000 · Portugal · 50 min

Outros eventos

Maria Alda Nogueira, uma vida de luta pelos direitos da Mulher, da Liberdade e da Paz
Uma conversa integrada no ciclo "Mulheres de Abril, na resistência ao fascismo", promovido pelo MDM.
29 de Novembro de 2023 - 17h00
Luta por direitos e contra o fascismo – A intervenção das mulheres no III Congresso da Oposição Democrática
Uma conversa integrada no ciclo "Mulheres de Abril, na resistência ao fascismo", promovido pelo MDM.
2 de Novembro de 2023 - 17h00
Cinquentenário da Associação Portuguesa de Escritores – Resistência e 25 de Abril nas palavras poetas e narradores
Com a participação do Professor José Manuel Mendes (conversa e leituras) e moderação de Rita Rato.
28 de Junho de 2023 - 18h00
Visite l’Aljube!
A Visita Orientada do mês de junho à exposição longa duração do Museu do Aljube Resistência e Liberdade, desta vez em francês.
24 de Junho de 2023 - 10h30