Colóquio “Teatro, performance e o processo revolucionário em curso”

25 de Fevereiro de 2026 - 10h00
Auditório

Este encontro integra as atividades do projeto PREC.PT: Performance e Teatro no PREC (FCT 2023.10644.25ABR) e propõe uma reflexão sobre os modos como o teatro e a performance contribuíram para a construção da democracia em Portugal num período de forte participação popular nos mais diversos processos deliberativos.

A Jornada contará com a presença de dois conferencistas convidados, Christine Zurbach (Universidade de Évora) e Luís Trindade (Universidade Nova de Lisboa), e inclui a apresentação dos resultados intermédios do projeto PREC.PT, um painel que integra os resultados do Seminário “Teatro: democracia e revolução”, do Programa em Estudos de Teatro e Performance da Faculdade de Letras da Univ. de Lisboa, e o lançamento do livro As grandes comemorações quase oficiais do período histórico habitualmente conhecido como PREC, organizado pela comissão de festas populares do Teatro Experimental do Porto e da Assédio.

Este trabalho é financiado por fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P. e da Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril no âmbito do projeto Performance e Teatro no PREC «2023.10644.25ABR».

Outros eventos

Itinerário “A Revolução está na rua!”
Um percurso no qual vamos à descoberta de alguns locais e momentos determinantes do dia 25 de Abril e do processo revolucionário de 1974 e 1975.
19 de Setembro de 2026 - 10h30
A BEM DA NAÇÃO: UM FILME EM CONSTRUÇÃO
50 anos após a Revolução dos Cravos, A BEM DA NAÇÃO retorna à memória deste período telúrico e insurrecional, a partir das vozes dos operacionais da LUAR (Liga de Unidade e Ação Revolucionária), ARA (Ação Revolucionária Armada) e BR (Brigadas Revolucionárias).
28 de Julho de 2026 - 18h00
Leia Mulheres sobre Victoria Kielland
O Museu do Aljube volta a acolher a sessão do clube, que é dedicada ao livro “Os Meus Homens” de Victoria Kielland com moderação de Déa Paulino.
19 de Julho de 2026 - 15h00
Mesa-Redonda – Lisbon Praxis Summer School
Esta mesa redonda faz parte da Escola de Verão da Lisbon Praxis, «Teorias Críticas do Fascismo», que se realiza na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, de 13 a 17 de julho.
15 de Julho de 2026 - 18h00