Concurso de Contos 2020 “Censura” – Lançamento

08 de Janeiro a 31 de Maio de 2020

Concurso de Contos (15-18 anos e >18)

Lembramos que está a decorrer a 3ª edição do Concurso de Contos, desta vez sob o tema “Censura”. Apraz-nos constatar que tem tido uma enorme adesão, que não podemos deixar de  assinalar e agradecer.

Informamos que, em virtude da situação atual, os prazos serão alargados, pelo que nos pareceu pertinente voltar a desafiar todos os amigos/as e todos os interessados/as a participarem neste concurso, até como um exercício a quem se vê obrigado a permanecer em casa. O regulamento encontra-se à consulta em: https://www.museudoaljube.pt/educa/projetos-educativos/

Sendo um tema complexo, propomos subtemas para abordagens mais direcionadas:
1. Como eu rodeei a Censura.
2. Censuraram-me esta cena do último filme. Estes tipos são estúpidos!
3. Antes de escrever esta cena da última peça já imaginava que iam censurá-la. Não importa, um dia há de passar, quando não houver censura.
4. Entendeste o meu texto? Ia com grandes «disfarces». Escrevo-te aqui de Tete. Nós por cá, todos bem…

Estaremos disponíveis para todos os esclarecimentos, caso necessitem concursodecontos@museudoaljube.pt  ou juditealvares@egeac.pt

Estamos aqui!

Revolução e o que ficou. As conquistas revolucionárias.
A propósito das Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, iremos promover um ciclo de conversas "E se trocássemos umas ideias sobre a Revolução?". Nesta sessão contamos com Maria Inácia Rezola para uma conversa sobre "Revolução e o que ficou. As conquistas revolucionárias.".
10 de Novembro de 2022 - 18h00
Revolução, géneros e sexualidade
A propósito das Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, iremos promover um ciclo de conversas "E se trocássemos umas ideias sobre a Revolução?". Nesta sessão contamos com Raquel Afonso e Isabel Freire para conversa sobre "Revolução, géneros e sexualidade".
13 de Outubro de 2022 - 18h00
Revolução e cultura
A propósito das Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, iremos promover um ciclo de conversas "E se trocássemos umas ideias sobre a Revolução?". Nesta sessão contamos com Sónia Vespeira de Almeida e Mário de Carvalho para conversa sobre "Revolução e cultura".
15 de Setembro de 2022 - 18h00
Revolução e violência política – o Verão Quente
A propósito das Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, iremos promover um ciclo de conversas "E se trocássemos umas ideias sobre a Revolução?". Nesta sessão contamos com Miguel Carvalho e Francisco Bairrão Ruivo para conversa sobre "Revolução e violência política – o Verão Quente".
7 de Julho de 2022 - 18h00