Concurso de Contos 2020 “Censura” – Lançamento

08 de Janeiro a 31 de Maio de 2020

Concurso de Contos (15-18 anos e >18)

Lembramos que está a decorrer a 3ª edição do Concurso de Contos, desta vez sob o tema “Censura”. Apraz-nos constatar que tem tido uma enorme adesão, que não podemos deixar de  assinalar e agradecer.

Informamos que, em virtude da situação atual, os prazos serão alargados, pelo que nos pareceu pertinente voltar a desafiar todos os amigos/as e todos os interessados/as a participarem neste concurso, até como um exercício a quem se vê obrigado a permanecer em casa. O regulamento encontra-se à consulta em: https://www.museudoaljube.pt/educa/projetos-educativos/

Sendo um tema complexo, propomos subtemas para abordagens mais direcionadas:
1. Como eu rodeei a Censura.
2. Censuraram-me esta cena do último filme. Estes tipos são estúpidos!
3. Antes de escrever esta cena da última peça já imaginava que iam censurá-la. Não importa, um dia há de passar, quando não houver censura.
4. Entendeste o meu texto? Ia com grandes «disfarces». Escrevo-te aqui de Tete. Nós por cá, todos bem…

Estaremos disponíveis para todos os esclarecimentos, caso necessitem concursodecontos@museudoaljube.pt  ou juditealvares@egeac.pt

Estamos aqui!

Teatro – Amores na Clandestinidade [Online]
Este trabalho de teatro documental analisa as relações afetivas e familiares através de entrevistas feitas às pessoas que participaram na luta antifascista em Portugal, assim como aos seus filhos que cresceram acompanhando os seus pais e, muitas vezes, na ausência destes. Espectáculo Gratuito, gravado no Museu do Aljube. Transmissão Online. Inscrições obrigatórias.
16 a 21 de Abril de 2021
Coragem Hoje, Abraços Amanhã
Venha connosco celebrar o mês de abril! Inscrições para as atividades obrigatórias, mediante os limites impostos pelas medidas da DGS.
8 a 30 de Abril de 2021
Há 50 anos: Julgamento de Joaquim Pinto de Andrade, nacionalista angolano – Conversa Online
No ano em que se assinala os 50 anos do julgamento de Joaquim Pinto de Andrade, o Museu do Aljube Resistência e Liberdade junta-se a Diana Andringa, Ferreira Fernandes, Mário Brochado Coelho, Adolfo Maria e Ondjaki, para uma conversa que será transmitida online, dia 30 de março às 15h.
30 de Março de 2021 - 15h00
Visita Orientada Mensal