CONVERSA “Ficaram pelo Caminho | 1926 – 1974”

24 de Fevereiro de 2022 - 18h00
AUDITÓRIO DO MUSEU DO ALJUBE

No âmbito do lançamento do livro “Ficaram pelo caminho | 1926 – 1974”, no passado dia 25 de janeiro, conversaremos no dia 24 de fevereiro com Alfredo Caldeira, Domingos Abrantes e Helena Pato.

Com esta publicação, o Museu do Aljube Resistência e Liberdade pretende evocar e homenagear as vítimas mortais da Ditadura Militar e do Estado Novo entre 1926 e 1974, contar um pouco da sua história e mostrar os seus rostos. O intuito original destas notas biográficas, agora publicadas em livro, era o de disponibilizar no site do Museu e fornecer aos visitantes informações complementares ao mural «Os que ficaram pelo caminho». Nomear os mortos, contar a sua história, mostrar os seus rostos.

Sujeita à lotação da sala
Inscrição obrigatória para: inscricoes@museudoaljube.pt

Revolução e o que ficou. As conquistas revolucionárias.
A propósito das Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, iremos promover um ciclo de conversas "E se trocássemos umas ideias sobre a Revolução?". Nesta sessão contamos com Maria Inácia Rezola para uma conversa sobre "Revolução e o que ficou. As conquistas revolucionárias.".
10 de Novembro de 2022 - 18h00
Revolução, géneros e sexualidade
A propósito das Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, iremos promover um ciclo de conversas "E se trocássemos umas ideias sobre a Revolução?". Nesta sessão contamos com Raquel Afonso e Isabel Freire para conversa sobre "Revolução, géneros e sexualidade".
13 de Outubro de 2022 - 18h00
Revolução e cultura
A propósito das Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, iremos promover um ciclo de conversas "E se trocássemos umas ideias sobre a Revolução?". Nesta sessão contamos com Sónia Vespeira de Almeida e Mário de Carvalho para conversa sobre "Revolução e cultura".
15 de Setembro de 2022 - 18h00
Revolução e violência política – o Verão Quente
A propósito das Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, iremos promover um ciclo de conversas "E se trocássemos umas ideias sobre a Revolução?". Nesta sessão contamos com Miguel Carvalho e Francisco Bairrão Ruivo para conversa sobre "Revolução e violência política – o Verão Quente".
7 de Julho de 2022 - 18h00