Acolhimento: Docs 4 Kids

21 de Outubro de 2022 a 29 de Outubro de 2023
AUDITÓRIO DO MUSEU DO ALJUBE

“Durante os dias úteis do festival, proporcionamos as escolas um espaço de formação essencialmente prático, promovendo a reflexão crítica e estimulando a criatividade dos alunos e professores.
Com temáticas ligadas à programação do Doclisboa, as oficinas Docs 4 Kids, propõe a partir de visionamento de filmes um exercício de reflexão sobre os assuntos suscitados, e segue para um exercício prático proposto que materialize as ideias provocadas pelo(s) filme(s). O propósito é que a reflexão contribua para uma amplitude do pensamento e olhar acerca do mundo que nos rodeia.
As temáticas deste ano passam principalmente por como nos relacionamos com o Outro e as diferenças e o Trabalho e suas representações.”

Como definir o outro?

Eu sou diferente dos outros e/ou os outros são diferentes de mim? A partir do visionamento de uma curta-metragem, vamos tentar definir o que é o outro para nós através de testemunhos filmados.

Pré- Escolar:
QUA, 25 OUT – 11H
Goethe-Institute
SEG, 23 OUT – 11H Museu do Aljube

O que é o trabalho?

Qual é a interpretação que eu faço da palavra “trabalho” e como é que eu a posso representar através dos seus gestos? A partir do visionamento de uma curta-metragem, vamos tentar definir o que é o trabalho

1º Ciclo:
TER, 24 OUT – 11H
Museu do Aljube – Resistência e Liberdade

D4K fim-de-semana

As oficinas Docs 4 Kids, propõe o visionamento de filmes ou excertos de filmes seleccionados pelos formadores dentro de uma temática – que cruza-se com a programação do Doclisboa – para reflexão, seguido de um exercício prático proposto que materialize as ideias suscitadas pelos filmes. O objectivo é, então, promover a aproximação do cinema documental às crianças e jovens e a partir de exercícios audiovisuais ou plásticos ou uma combinação de ambos, com a aposta que a reflexão contribua para uma amplitude do pensamento e olhar acerca do mundo que nos rodeia.

Como definir o outro?

Eu sou diferente dos outros e/ou os outros são diferentes de mim?
através de testemunhos filmados.

6 a 9 anos, sozinhos:
SÁB, 21 OUT – 11H Museu do Aljube

8 a 12 anos, famílias:
DOM, 22 OUT – 15H Museu do Aljube

O que é o trabalho?

A partir do visionamento de uma curta-metragem, vamos tentar definir o que é o trabalho através de testemunhos e ilustrar as nossas definições através de planos fixos de gestos representativos do trabalho para nós.

12 a 15 anos, sozinhos:
SÁB, 28 OUT – 15H Museu do Aljube