Acolhimento: Docs 4 Kids

21 de Outubro de 2022 a 29 de Outubro de 2023
AUDITÓRIO DO MUSEU DO ALJUBE

“Durante os dias úteis do festival, proporcionamos as escolas um espaço de formação essencialmente prático, promovendo a reflexão crítica e estimulando a criatividade dos alunos e professores.
Com temáticas ligadas à programação do Doclisboa, as oficinas Docs 4 Kids, propõe a partir de visionamento de filmes um exercício de reflexão sobre os assuntos suscitados, e segue para um exercício prático proposto que materialize as ideias provocadas pelo(s) filme(s). O propósito é que a reflexão contribua para uma amplitude do pensamento e olhar acerca do mundo que nos rodeia.
As temáticas deste ano passam principalmente por como nos relacionamos com o Outro e as diferenças e o Trabalho e suas representações.”

Como definir o outro?

Eu sou diferente dos outros e/ou os outros são diferentes de mim? A partir do visionamento de uma curta-metragem, vamos tentar definir o que é o outro para nós através de testemunhos filmados.

Pré- Escolar:
QUA, 25 OUT – 11H
Goethe-Institute
SEG, 23 OUT – 11H Museu do Aljube

O que é o trabalho?

Qual é a interpretação que eu faço da palavra “trabalho” e como é que eu a posso representar através dos seus gestos? A partir do visionamento de uma curta-metragem, vamos tentar definir o que é o trabalho
através de testemunhos e ilustrar as nossas definições através de planos fixos de gestos representativos do trabalho para nós.

1º Ciclo:
TER, 24 OUT – 11H
Museu do Aljube – Resistência e Liberdade

D4K fim-de-semana

As oficinas Docs 4 Kids, propõe o visionamento de filmes ou excertos de filmes seleccionados pelos formadores dentro de uma temática – que cruza-se com a programação do Doclisboa – para reflexão, seguido de um exercício prático proposto que materialize as ideias suscitadas pelos filmes. O objectivo é, então, promover a aproximação do cinema documental às crianças e jovens e a partir de exercícios audiovisuais ou plásticos ou uma combinação de ambos, com a aposta que a reflexão contribua para uma amplitude do pensamento e olhar acerca do mundo que nos rodeia.

Como definir o outro?

Eu sou diferente dos outros e/ou os outros são diferentes de mim?
A partir do visionamento de uma curta-metragem, vamos tentar definir o que é o outro para nós
através de testemunhos filmados.

6 a 9 anos, sozinhos:
SÁB, 21 OUT – 11H Museu do Aljube

8 a 12 anos, famílias:
DOM, 22 OUT – 15H Museu do Aljube

O que é o trabalho?

Qual é a interpretação que eu faço da palavra “trabalho” e como é que eu a posso representar através dos seus gestos?
A partir do visionamento de uma curta-metragem, vamos tentar definir o que é o trabalho através de testemunhos e ilustrar as nossas definições através de planos fixos de gestos representativos do trabalho para nós.

12 a 15 anos, sozinhos:
SÁB, 28 OUT – 15H Museu do Aljube

6 a 9 anos, famílias:
DOM, 29 OUT – 15H Museu do Aljube

Acolhimento: Museu do Aljube Resistência e Liberdade

Outros eventos

«Duas peças em Estado Novo»
De Armando Nascimento Rosa e Susannah Finzi Encenação e curadoria de Clara Ploux e Telmo FerreiraDuração: 90 min 18 OUT – SEX, 19H 19 OUT – SÁB, 16H 20 OUT – DOM, 16H
18 a 20 de Outubro de 2024
Ler e ouvir a Revolução: literatura e música no 25 de Abril
As sessões de leitura pública e interpretação musical cruzam literatura e música do período revolucionário, partindo da produção artística portuguesa de 1974 e seguintes anos.
17 de Setembro de 2024 - 18h00
Itinerário “Adeus Pátria e Família”
Um percurso por Lisboa a lugares emblemáticos de resistência e ocupação das pessoas LGBTQIAP+, durante a ditadura e até aos dias de hoje.
28 de Junho de 2024 - 10h30
Sombras Andantes
Sombras Andantes é um espetáculo de André Murraças sobre a relação do Estado Novo com os homossexuais.
21 a 23 de Junho de 2024