Debate – Stress Traumático e transmissão intergeracional

2 de Março de 2019 - 15h00
Auditório do Museu do Aljube
Sala de interrogatório com câmara de tortura da PIDE. Still da reportagem “World in Action”, da Granada Television, realizado pouco tempo depois do dia 25 de abril de 1974.

Encontro com Jana Javakhishvili (Diretora do Instituto de Dependência da Ilia State University, em Tbilisi, na Georgia e actual presidente da ESTSS – European Society for Traumatic Stress Studies)

Participação de Afonso de Albuquerque (Psiquiatra, pioneiro no apoio a presos políticos), Aurora Rodrigues (Presa e torturada pela PIDE em 1973), Diana Andringa (Jornalista, investigadora do Centro deTrauma/CES) e Luísa Sales (Psiquiatra, Coordenadora do Centro de Trauma/CES).

Com tradução simultânea.

 

Outros eventos

Roda de Conversa “Movimento Alfa – Brigadas Estudantis de Trabalho e Alfabetização: 50 Anos.”
A Roda de Conversa, aberta ao público, contará com a presença de membros da Comissão de Coordenação do Movimento Alfa e de estudantes-alfabetizadores que participaram na Campanha de Alfabetização.
18 de Novembro de 2026 - 15h00
Leia Mulheres Lisboa sobre Pilar Quintana
O Museu do Aljube volta a acolher a sessão do clube, que é dedicada ao livro “A Cadela” da Pilar Quintana , com moderação de Déa Paulino.
8 de Novembro de 2026 - 15h00
“As revoltas contra a Ditadura Militar e o Tarrafal de São Nicolau”
Primeira conversa do ciclo “1926-1936. A Coragem de Resistir”. Com José Cabral (investigador) e Jacinto Godinho (jornalista) .
29 de Outubro de 2026 - 18h00
Visita o Aljube! Com LGP
A Visita Orientada do mês de Outubro à exposição longa duração do Museu do Aljube Resistência e Liberdade.
24 de Outubro de 2026 - 10h30