“Elas também estiveram lá” de Joana Craveiro

8 de Março de 2022 - 18h00
Museu do Aljube Resistência e Liberdade

Para comemorar o dia internacional da mulher, exibimos o filme “Elas também estiveram lá” de Joana Craveiro.

ELAS TAMBÉM ESTIVERAM LÁ
um filme realizado por Joana Craveiro
produzido por Teatro do Vestido
Portugal • Doc • 2021 • 105’

Um documentário poético sobre a invisibilidade das mulheres em acontecimentos históricos, como a ditadura portuguesa de 1926-1974, ou o processo revolucionário de 1974-75. Combinando histórias de vida, fotografias e documentos originais, o filme reencena essas vidas invisíveis e culmina com uma cena filmada numa pequena sala de cinema, que se acredita ter sido usada pelos censores durante a ditadura portuguesa.
Estreado em sala no âmbito do Festival Olhares do Mediterrâneo – Women’s Film Festival, em Novembro de 2021, foi galardoado com a menção honrosa do júri constituído pela cineasta portuguesa Margarida Gil, pelo director do Beitut International Women Film Festival Sam Lahoud e pela cineasta eslovena Sonja Prosenc, “Pela imensa criatividade, mistura de formatos, do teatro à reportagem, filme de arquivo e linha pedagógica e uma rara erudição de Cinema, a fazer evocar as Histoires du Cinéma de Godard, bem como a explícita citação de filmes portugueses. Mostra trabalho, ideias de cinema, inteligência e humor.“

Elas também estiveram lá, originalmente um espectáculo de teatro estreado em 2018, foi nomeado para melhor Texto Português Representado pela SPA, em 2019.

Concepção, Texto e Realização Joana Craveiro
Apoio ao Argumento Miguel Bonneville Câmara José Torrado
Montagem José Torrado, Joana Craveiro
Direcção de Fotografia José Torrado, João Cachulo
Iluminação João Cachulo
Direcção de Som Rui Dâmaso
Voz-off em Estúdio e Sound Mixing Sérgio Milhano | PontoZurca
Assistência de Realização e Anotação Estêvão Antunes
Música Original e Ambiente Sonoro Francisco Madureira
Direcção de Arte Teatro do Vestido
Guarda-roupa Ainhoa Vidal
Apoio Criativo em Várias Frentes Tânia Guerreiro
Direcção de Produção Alaíde Costa
Assistência de Produção João Ferreira
Gestão Financeira Leocádia Silva

com Ainhoa Vidal, Inês Monteiro, Inês Rosado, Joana Craveiro, Joana Margarida Lis, Júlia Guerra, Tânia Guerreiro, Vera Bibi
Figuração Sónia Guerra, Tatiana Damaya
Sónia Guerra e Tatiana Damaya participam neste projecto no contexto de estágio curricular, ao abrigo de protocolo entre o Teatro do Vestido e ESAD.CR

Apoio Câmara Municipal de Lisboa – Arquivo Municipal de Lisboa | Fotográfico
Co-produção Teatro do Vestido e EGEAC

Sujeita à lotação da sala.
Inscrições: inscricoes@museudoaljube.pt

Apresentação livro “Não se deixem enganar!”
Uma homenagem à geração de pais e mães nascidos nos anos 30 do século XX que, sem procurarem um lugar na história, protagonismo político ou de qualquer outra espécie, nunca se resignaram, arriscaram a vida, passaram pela prisão, exilaram-se e foram perseguidos para que nós possamos viver hoje num país melhor.
25 de Fevereiro de 2023 - 15h00
Visita o Aljube!
A Visita Orientada do mês de fevereiro à exposição longa duração do Museu do Aljube Resistência e Liberdade.
25 de Fevereiro de 2023 - 10h30
Visita o Aljube!
A Visita Orientada do mês de Janeiro à exposição longa duração do Museu do Aljube Resistência e Liberdade.
28 de Janeiro de 2023 - 10h30
Estudantes contra a ditadura – as prisões de 1964 e 1965
No próximo dia 21 de Janeiro, pelas 15h, o Museu do Aljube evocará a resistência destes estudantes, realizando uma conversa com a participação de antigos estudantes e os historiadores Luís Farinha e Luísa Tiago de Oliveira.
21 de Janeiro de 2023 - 15h00