Escolas para a liberdade e autodeterminação

23 de Fevereiro de 2022 - 18h00
ON-LINE

Com Manuela Ferreira e Marta Ramos

A Educação para a Cidadania e para os Direitos Humanos está na nossa origem, na nossa identidade e na nossa prática quotidiana. Por tudo isto, decidimos lançar o convite para que nos ajudem a pensar e explicar o que devia ser óbvio: a educação e a cultura serão sempre a melhor resposta.

No ciclo de formações deste ano, temos como moderadora das conversas Joana Simões Piedade.

INSCRIÇÕES

PARA EFEITO DE CREDITAÇÃO, AS INCRIÇÕES TÊM DE SER FEITAS ATÉ DIA 22 DE FEV ÀS 13H DO DIA ANTERIOR À FORMAÇÃO

Biografias

Marta Ramos
Licenciada em Direito e Mestre em Direitos Humanos e Democratização. Trabalhou no Conselho da Europa, no Parlamento Europeu, na Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género e na Associação ILGA Portugal – onde desempenhou nos últimos anos o papel de Diretora Executiva. Deu formação a profissionais das mais variadas áreas em questões LGBTI+. Trabalha agora como consultora num projeto de capacitação de agrupamentos escolares da Lezíria do Tejo.

Manuela Ferreira
Mãe AMPLOS desde 2010, sua vice presidente desde 2013 e presidente desde 2019. Abraçou a causa LGBTI, quando soube que um dos seus filhos era gay. Desde então tem trabalhado com famílias de pessoas LGBTI e tem estado envolvida na luta contra a discriminação e pela defesa dos direitos LGBTI na legislação portuguesa. O trabalho na AMPLOS levou-a a participar em diversos eventos, conferências, não só em Portugal como no estrangeiro. É desde 2017 (data da sua criação) membro da European Network of  Parents of LGBTI Persons – ENP.

AMPLOS

A Associação de Mães e Pais pela Liberdade de Orientação Sexual e Identidade de Género –  existe desde 2009 e  é a única associação de pais de pessoas LGBTI em Portugal. A AMPLOS propõe-se desenvolver ações que fomentem o respeito pela diversidade de orientação sexual e identidade de género; programas de informação e de apoio a mães, pais e familiares de pessoas LGBTI; ações dirigidas à comunidade escolar ;  ações tendentes à eliminação de obstáculos de ordem juridica que limitem a igualdade de direitos de pessoas LGBTI, sendo a mais recente a luta pela aprovação da Lei de Identidade de Género. É membro fundador da European Network of Parents of LGBTI Persons – ENP.

O que falta fazer?
"O que falta fazer?" é o tema da última conversa do ciclo em torno da exposição "Adeus Pátria e Família" com a participação de Ana Aresta, Manuela Ferreira e Paulo Corte Real.
12 de Janeiro de 2023 - 18h00
Artes como resistência Queer
"Artes como resistência Queer" é o tema da terceira conversa do ciclo em torno da exposição "Adeus Pátria e Família" com a participação de Alice Azevedo, André Teodósio e Raquel Freire.
16 de Novembro de 2022 - 18h00
Revolução e o que ficou. As conquistas revolucionárias.
A propósito das Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, iremos promover um ciclo de conversas "E se trocássemos umas ideias sobre a Revolução?". Nesta sessão contamos com Maria Inácia Rezola para uma conversa sobre "Revolução e o que ficou. As conquistas revolucionárias.".
10 de Novembro de 2022 - 18h00
VISITA ORIENTADA POR RICARDO CARVALHO
Inserida na programação paralela da exposição "Adeus Pátria e Família" Ricardo Carvalho, responsável pelo desenho da exposição, orienta uma visita à exposição.
8 de Novembro de 2022 - 18h00