Escolas para a liberdade e autodeterminação

23 de Fevereiro de 2022 - 18h00
ON-LINE

Com Manuela Ferreira e Marta Ramos

A Educação para a Cidadania e para os Direitos Humanos está na nossa origem, na nossa identidade e na nossa prática quotidiana. Por tudo isto, decidimos lançar o convite para que nos ajudem a pensar e explicar o que devia ser óbvio: a educação e a cultura serão sempre a melhor resposta.

No ciclo de formações deste ano, temos como moderadora das conversas Joana Simões Piedade.

INSCRIÇÕES

PARA EFEITO DE CREDITAÇÃO, AS INCRIÇÕES TÊM DE SER FEITAS ATÉ DIA 22 DE FEV ÀS 13H DO DIA ANTERIOR À FORMAÇÃO

Biografias

Marta Ramos
Licenciada em Direito e Mestre em Direitos Humanos e Democratização. Trabalhou no Conselho da Europa, no Parlamento Europeu, na Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género e na Associação ILGA Portugal – onde desempenhou nos últimos anos o papel de Diretora Executiva. Deu formação a profissionais das mais variadas áreas em questões LGBTI+. Trabalha agora como consultora num projeto de capacitação de agrupamentos escolares da Lezíria do Tejo.

Manuela Ferreira
Mãe AMPLOS desde 2010, sua vice presidente desde 2013 e presidente desde 2019. Abraçou a causa LGBTI, quando soube que um dos seus filhos era gay. Desde então tem trabalhado com famílias de pessoas LGBTI e tem estado envolvida na luta contra a discriminação e pela defesa dos direitos LGBTI na legislação portuguesa. O trabalho na AMPLOS levou-a a participar em diversos eventos, conferências, não só em Portugal como no estrangeiro. É desde 2017 (data da sua criação) membro da European Network of  Parents of LGBTI Persons – ENP.

AMPLOS

A Associação de Mães e Pais pela Liberdade de Orientação Sexual e Identidade de Género –  existe desde 2009 e  é a única associação de pais de pessoas LGBTI em Portugal. A AMPLOS propõe-se desenvolver ações que fomentem o respeito pela diversidade de orientação sexual e identidade de género; programas de informação e de apoio a mães, pais e familiares de pessoas LGBTI; ações dirigidas à comunidade escolar ;  ações tendentes à eliminação de obstáculos de ordem juridica que limitem a igualdade de direitos de pessoas LGBTI, sendo a mais recente a luta pela aprovação da Lei de Identidade de Género. É membro fundador da European Network of Parents of LGBTI Persons – ENP.

Apresentação livro “Não se deixem enganar!”
Uma homenagem à geração de pais e mães nascidos nos anos 30 do século XX que, sem procurarem um lugar na história, protagonismo político ou de qualquer outra espécie, nunca se resignaram, arriscaram a vida, passaram pela prisão, exilaram-se e foram perseguidos para que nós possamos viver hoje num país melhor.
25 de Fevereiro de 2023 - 15h00
Visita o Aljube!
A Visita Orientada do mês de fevereiro à exposição longa duração do Museu do Aljube Resistência e Liberdade.
25 de Fevereiro de 2023 - 10h30
Visita o Aljube!
A Visita Orientada do mês de Janeiro à exposição longa duração do Museu do Aljube Resistência e Liberdade.
28 de Janeiro de 2023 - 10h30
Estudantes contra a ditadura – as prisões de 1964 e 1965
No próximo dia 21 de Janeiro, pelas 15h, o Museu do Aljube evocará a resistência destes estudantes, realizando uma conversa com a participação de antigos estudantes e os historiadores Luís Farinha e Luísa Tiago de Oliveira.
21 de Janeiro de 2023 - 15h00