Experiências de Educação Popular
Realiza-se no próximo dia 27 de outubro, às 15h00, no Museu do Aljube – Resistência e Liberdade, o primeiro Colóquio do Ciclo 25 de Abril 50 Anos – Olhar o Passado, Pensar o Futuro subordinado ao tema Experiências de Educação Popular: O Centro de Estudos Educação e Cultura (C.E.E.C., Porto)
O período de transição democrática em Portugal, particularmente entre 25 de Abril de 1974 e 25 de Novembro de 1975, foi marcado por uma forte perceção de vivência utópica que incluía o campo educativo. Para aprofundar a construção democrática era necessário desenvolver diversas formas de participação, nomeadamente através da educação de adultos, potenciando o seu maior envolvimento na nova vida política do país. Nesse sentido, para além de iniciativas de cunho mais estatal, foram desenvolvidas diversas experiências de educação popular com organização local, promovidas por comissões de moradores, comissões de trabalhadores e outras organizações associativas com enfoque no campo cultural.
Neste Colóquio, dinamizado por Inês Vieira, iremos conversar sobre uma dessas experiências, no âmbito do Centro de Estudos de Educação e Cultura (C.E.E.C.), que funcionou no Porto no período de transição democrática. Para além da documentação disponível sobre o C.E.E.C. (boletins e jornal do Centro, artigos de imprensa), José Ferreira partilhará memórias da sua experiência enquanto elemento ativo do C.E.E.C. durante o seu funcionamento, situando as iniciativas de alfabetização no conjunto de atividades e dinâmicas locais desta organização, da animação cultural de comissões de moradores às ações de luta por habitação e ocupações para criação de equipamentos socioeducativos.
A participação no Colóquio é livre, mas limitada à disponibilidade de lugares e com inscrição prévia em: https://forms.gle/4KDn9XjWmgaRZWMM7