Palimpsest of the Africa Museum

FILME “Palimpseste du Musée d’Afrique” de Matthias De Groof

17 de Fevereiro de 2022 - 19h00
AUDITÓRIO DO MUSEU DO ALJUBE

Nesta sessão integrada no ciclo de cinema da programação paralela da exposição “ATO (DES)COLONIAL” iremos exibir o documentário “Palimpseste du Musée d’Afrique” e a curta-metragem “Under the white mask” do realizador Matthias De Groof.

Palimpseste du Musée d’Afrique

Matthias De Groof
2019 • Bélgica • 69 min

Em 2013, o Museu Real da África Central (Bélgica) fecha para renovações. É uma oportunidade para conferir uma visão moderna à existência e à missão do museu. O processo de descolonização leva a discussões acesas. É preciso colocar questões fundamentais: quem está a olhar para quem? E está-se a contar a história de quem?

Under the White Mask

Matthias De Groof
2020 • Bélgica • 9 min

“Under the White Mask” utiliza fragmentos de “Under the Black Mask”, um filme de 1958 sobre arte congolesa dirigido pelo artista belga Paul Haesaerts e qualificado como propaganda colonial. Este novo filme imagina o que as máscaras, agora sujeitas e não objectos, diriam. O “Discurso sobre o Colonialismo” de Aimé Césaire é falado em Lingala pela primeira vez. Este discurso continua a ser um espelho crítico para a Europa. A curta-metragem é limitada aos elementos já existentes em 1958.

Sujeita à lotação da sala.
Inscrição obrigatória para: inscricoes@museudoaljube.pt

Outros eventos

«Duas peças em Estado Novo»
De Armando Nascimento Rosa e Susannah Finzi Encenação e curadoria de Clara Ploux e Telmo FerreiraDuração: 90 min 18 OUT – SEX, 19H 19 OUT – SÁB, 16H 20 OUT – DOM, 16H
18 a 20 de Outubro de 2024
Ler e ouvir a Revolução: literatura e música no 25 de Abril
As sessões de leitura pública e interpretação musical cruzam literatura e música do período revolucionário, partindo da produção artística portuguesa de 1974 e seguintes anos.
17 de Setembro de 2024 - 18h00
Sombras Andantes
Sombras Andantes é um espetáculo de André Murraças sobre a relação do Estado Novo com os homossexuais.
21 a 23 de Junho de 2024
ABRIL MATER: maternidade e parto antes e depois da Revolução
ABRIL MATER é um projeto que pretende explorar a relação entre as mudanças sociais e políticas trazidas pela Revolução de 1974 e as transformações ocorridas no campo da maternidade e do parto em Portugal.
19 de Junho de 2024 - 18h00