Palimpsest of the Africa Museum

FILME “Palimpseste du Musée d’Afrique” de Matthias De Groof

17 de Fevereiro de 2022 - 19h00
AUDITÓRIO DO MUSEU DO ALJUBE

Nesta sessão integrada no ciclo de cinema da programação paralela da exposição “ATO (DES)COLONIAL” iremos exibir o documentário “Palimpseste du Musée d’Afrique” e a curta-metragem “Under the white mask” do realizador Matthias De Groof.

Palimpseste du Musée d’Afrique

Matthias De Groof
2019 • Bélgica • 69 min

Em 2013, o Museu Real da África Central (Bélgica) fecha para renovações. É uma oportunidade para conferir uma visão moderna à existência e à missão do museu. O processo de descolonização leva a discussões acesas. É preciso colocar questões fundamentais: quem está a olhar para quem? E está-se a contar a história de quem?

Under the White Mask

Matthias De Groof
2020 • Bélgica • 9 min

“Under the White Mask” utiliza fragmentos de “Under the Black Mask”, um filme de 1958 sobre arte congolesa dirigido pelo artista belga Paul Haesaerts e qualificado como propaganda colonial. Este novo filme imagina o que as máscaras, agora sujeitas e não objectos, diriam. O “Discurso sobre o Colonialismo” de Aimé Césaire é falado em Lingala pela primeira vez. Este discurso continua a ser um espelho crítico para a Europa. A curta-metragem é limitada aos elementos já existentes em 1958.

Sujeita à lotação da sala.
Inscrição obrigatória para: inscricoes@museudoaljube.pt

Revolução e o que ficou. As conquistas revolucionárias.
A propósito das Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, iremos promover um ciclo de conversas "E se trocássemos umas ideias sobre a Revolução?". Nesta sessão contamos com Maria Inácia Rezola para uma conversa sobre "Revolução e o que ficou. As conquistas revolucionárias.".
10 de Novembro de 2022 - 18h00
Revolução, géneros e sexualidade
A propósito das Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, iremos promover um ciclo de conversas "E se trocássemos umas ideias sobre a Revolução?". Nesta sessão contamos com Raquel Afonso e Isabel Freire para conversa sobre "Revolução, géneros e sexualidade".
13 de Outubro de 2022 - 18h00
Revolução e cultura
A propósito das Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, iremos promover um ciclo de conversas "E se trocássemos umas ideias sobre a Revolução?". Nesta sessão contamos com Sónia Vespeira de Almeida e Mário de Carvalho para conversa sobre "Revolução e cultura".
15 de Setembro de 2022 - 18h00
Revolução e violência política – o Verão Quente
A propósito das Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, iremos promover um ciclo de conversas "E se trocássemos umas ideias sobre a Revolução?". Nesta sessão contamos com Miguel Carvalho e Francisco Bairrão Ruivo para conversa sobre "Revolução e violência política – o Verão Quente".
7 de Julho de 2022 - 18h00