Palimpsest of the Africa Museum

FILME “Palimpseste du Musée d’Afrique” de Matthias De Groof

17 de Fevereiro de 2022 - 19h00
AUDITÓRIO DO MUSEU DO ALJUBE

Nesta sessão integrada no ciclo de cinema da programação paralela da exposição “ATO (DES)COLONIAL” iremos exibir o documentário “Palimpseste du Musée d’Afrique” e a curta-metragem “Under the white mask” do realizador Matthias De Groof.

Palimpseste du Musée d’Afrique

Matthias De Groof
2019 • Bélgica • 69 min

Em 2013, o Museu Real da África Central (Bélgica) fecha para renovações. É uma oportunidade para conferir uma visão moderna à existência e à missão do museu. O processo de descolonização leva a discussões acesas. É preciso colocar questões fundamentais: quem está a olhar para quem? E está-se a contar a história de quem?

Under the White Mask

Matthias De Groof
2020 • Bélgica • 9 min

“Under the White Mask” utiliza fragmentos de “Under the Black Mask”, um filme de 1958 sobre arte congolesa dirigido pelo artista belga Paul Haesaerts e qualificado como propaganda colonial. Este novo filme imagina o que as máscaras, agora sujeitas e não objectos, diriam. O “Discurso sobre o Colonialismo” de Aimé Césaire é falado em Lingala pela primeira vez. Este discurso continua a ser um espelho crítico para a Europa. A curta-metragem é limitada aos elementos já existentes em 1958.

Sujeita à lotação da sala.
Inscrição obrigatória para: inscricoes@museudoaljube.pt

Apresentação livro “Não se deixem enganar!”
Uma homenagem à geração de pais e mães nascidos nos anos 30 do século XX que, sem procurarem um lugar na história, protagonismo político ou de qualquer outra espécie, nunca se resignaram, arriscaram a vida, passaram pela prisão, exilaram-se e foram perseguidos para que nós possamos viver hoje num país melhor.
25 de Fevereiro de 2023 - 15h00
Visita o Aljube!
A Visita Orientada do mês de fevereiro à exposição longa duração do Museu do Aljube Resistência e Liberdade.
25 de Fevereiro de 2023 - 10h30
Visita o Aljube!
A Visita Orientada do mês de Janeiro à exposição longa duração do Museu do Aljube Resistência e Liberdade.
28 de Janeiro de 2023 - 10h30
Estudantes contra a ditadura – as prisões de 1964 e 1965
No próximo dia 21 de Janeiro, pelas 15h, o Museu do Aljube evocará a resistência destes estudantes, realizando uma conversa com a participação de antigos estudantes e os historiadores Luís Farinha e Luísa Tiago de Oliveira.
21 de Janeiro de 2023 - 15h00