Helena Neves, photograph from the PIDE’s archive, April 18, 1974. Torre do Tombo National Archive.

Helena Neves

13 de Março de 2019 - 16h00
Helena Neves, fotografia do arquivo da PIDE, 18 abril 1974. Arquivo Nacional Torre do Tombo.

Uma estudante que aderiu ao Partido Comunista ainda no Liceu D. João de Castro, aos 17 anos. Foi suspensa enquanto estudante da Faculdade de Letras pelo destaque que teve na luta académica dos anos que antecederam a Revolução de Abril.
Integrou o grupo fundador do Movimento Democrático de Mulheres (MDM) e conheceu a primeira prisão pela PIDE em 1969, quando tinha sido indigitada pelo MDP/CDE como candidata a deputada pelo círculo de Santarém. Voltou a ser presa nos primeiros dias de abril de 1974 e por isso sentiu a alegria maior dos presos – a de ser resgatada pelos libertadores da Revolução de Abril.

Conversa conduzida por Ana Aranha.

Com a presença de alunos do Ensino Secundário e da comunidade.

Visita Orientada Mensal
Estão abertas as inscrições para a Visita Orientada deste mês ao Museu do Aljube Resistência e Liberdade. A visita é feita em pequenos grupos, seguindo todas as normas de segurança da DGS, e requer inscrição.
30 de Outubro de 2021 - 10h30
NOVAS CARTAS PORTUGUESAS – Itinerário
Uma visita guiada por Vanessa Almeida pelas ruas de Lisboa pelos caminhos das “Três Marias” e das “Novas Cartas Portuguesas”.
23 de Outubro de 2021 - 14h00
Projecto Educativo | Doclisboa
Entre os dias 22 a 31 de outubro, o Museu do Aljube Resistência e Liberdade acolhe oficinas de cinema do Projeto Educativo do Doclisboa dedicado a crianças e jovens. “O Projecto Educativo da Apordoc nasce da convicção de que o cinema documental é, enquanto forma de arte, uma expressão humana capaz de potenciar uma cidadania […]
22 a 31 de Outubro de 2021
Imago Lisboa Photo Festival
No âmbito do Imago Lisboa Photo Festival, iremos acolher uma sessão de cinema com o filme "Sonhos Lúcidos / Cabo Verde – das tripas coração" , realizado por Fernando Almeida e João Campos.
17 de Outubro de 2021 - 15h00