Helena Neves, photograph from the PIDE’s archive, April 18, 1974. Torre do Tombo National Archive.

Helena Neves

13 de Março de 2019 - 16h00
Helena Neves, fotografia do arquivo da PIDE, 18 abril 1974. Arquivo Nacional Torre do Tombo.

Uma estudante que aderiu ao Partido Comunista ainda no Liceu D. João de Castro, aos 17 anos. Foi suspensa enquanto estudante da Faculdade de Letras pelo destaque que teve na luta académica dos anos que antecederam a Revolução de Abril.
Integrou o grupo fundador do Movimento Democrático de Mulheres (MDM) e conheceu a primeira prisão pela PIDE em 1969, quando tinha sido indigitada pelo MDP/CDE como candidata a deputada pelo círculo de Santarém. Voltou a ser presa nos primeiros dias de abril de 1974 e por isso sentiu a alegria maior dos presos – a de ser resgatada pelos libertadores da Revolução de Abril.

Conversa conduzida por Ana Aranha.

Com a presença de alunos do Ensino Secundário e da comunidade.

O que falta fazer?
"O que falta fazer?" é o tema da última conversa do ciclo em torno da exposição "Adeus Pátria e Família" com a participação de Ana Aresta, Manuela Ferreira e Paulo Corte Real.
12 de Janeiro de 2023 - 18h00
Artes como resistência Queer
"Artes como resistência Queer" é o tema da terceira conversa do ciclo em torno da exposição "Adeus Pátria e Família" com a participação de Alice Azevedo, André Teodósio e Raquel Freire.
16 de Novembro de 2022 - 18h00
Revolução e o que ficou. As conquistas revolucionárias.
A propósito das Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, iremos promover um ciclo de conversas "E se trocássemos umas ideias sobre a Revolução?". Nesta sessão contamos com Maria Inácia Rezola para uma conversa sobre "Revolução e o que ficou. As conquistas revolucionárias.".
10 de Novembro de 2022 - 18h00
VISITA ORIENTADA POR RICARDO CARVALHO
Inserida na programação paralela da exposição "Adeus Pátria e Família" Ricardo Carvalho, responsável pelo desenho da exposição, orienta uma visita à exposição.
8 de Novembro de 2022 - 18h00