Imago Lisboa Photo Festival

17 de Outubro de 2021 - 15h00

Projeção de filme

No âmbito do Imago Lisboa Photo Festival, iremos acolher uma sessão de cinema com o filme Sonhos Lúcidos / Cabo Verde – das tripas coração, realizado por Fernando Almeida e João Campos.

O festival conta com 37 exposições, de 70 artistas, em 17 espaços de Lisboa. Para mais informações visite o site do Imago Lisboa Photo Festival.

Sonhos Lúcidos / Cabo Verde – das tripas coração

Aos flagelados do vento leste a estiagem já não os afunda o medo…
Como um bilhete-postal, a ideia ressoa em jeito de poema, clamando perseverança no infortúnio. A viagem de Cabo Verde das tripas coração inaugura-se pela aridez do ondulado vulcânico, atravessado por depauperadas habitações e o mais que a elas se acolhe, para nos conduzir aos restos mortais do Tarrafal, memória de flagelos vetustos.
O impulso da vida reclama, porém, audácia e criatividade. Policromias arrojadas estampam-se nas paredes e as músicas vão impondo ritmo aos corpos, enquanto a coragem da denúncia se assume: na ilha do Fogo, a gestão do socorro governamental, aquando o vulcão de 2014, ainda provoca críticas… Aos flagelados do presente há que permitir ver o universo nos grãos da areia negra – escutaríamos antes, enquanto a expedição subia à intimidade dos «rebelados» que, ainda em tempo de Tarrafal, recusaram os «padres de batina branca». Hoje, porém, a originalidade da alma feminina convive com a alvura clerical, da garrida Festa de Nhô Filipe. Colonialismo não rimou só com flagelação; por isso, o amor aos clubes da pátria antiga, ainda resiste…
Fernando Almeida e João Campos não se esquivaram de Cesária Évora – imperdoável era negarem-nos aprodigiosa entrevista com Manu Lima. Estejamos atentos! De caminho, Luís Batista – herdeiro do fabrico e do manuseio de cavaquinhos – é fiador da paternidade bracarense do instrumento. E da pátria atual, a música e a pintura unem-se para preservar memória de Amílcar Cabral e do partido que fundou. Ao despedir-se, a viagem honra a sua legenda, oportuna e certeira. As solidões várias da nação verde soltam de novo a poesia: «…quando um homem não se sente bem, põe a trouxa às costas…».

Mário Robalo

Entrada gratuita, mediante inscrição para : contact@imagolisboa.pt

Outros eventos

“A Guerra Guardada” – Visita Orientada com Aniceto Afonso
Uma visita à exposição "A Guerra Guardada – Fotografias de Soldados Portugueses em Angola, Guiné e Moçambique (1961-74)" com Aniceto Afonso.
16 de Março de 2022 - 16h00
CICLO DE CINEMA | Natal 71 & Deus Não Quis
Dia 25 de fevereiro teremos a segunda sessão do ciclo de cinema integrado na exposição "A Guerra Guardada".
25 de Fevereiro de 2022 - 16h00
Fragmentos do espetáculo Corpo Suspenso, Rita Neves
Inserido na programação paralela da exposição "A Guerra Guardada", recebemos os "Fragmentos do espetáculo Corpo Suspenso" de Rita Neves, seguido de conversa.
19 de Fevereiro de 2022 - 16h00
“A Guerra Guardada” – Visita Orientada pelas curadoras
Uma visita à exposição "A Guerra Guardada – Fotografias de Soldados Portugueses em Angola, Guiné e Moçambique (1961-74)" pelas curadoras Maria José Lobo Antunes e Inês Ponte.
9 de Fevereiro de 2022 - 16h00