Imago Lisboa Photo Festival

17 de Outubro de 2021 - 15h00

Projeção de filme

No âmbito do Imago Lisboa Photo Festival, iremos acolher uma sessão de cinema com o filme Sonhos Lúcidos / Cabo Verde – das tripas coração, realizado por Fernando Almeida e João Campos.

O festival conta com 37 exposições, de 70 artistas, em 17 espaços de Lisboa. Para mais informações visite o site do Imago Lisboa Photo Festival.

Sonhos Lúcidos / Cabo Verde – das tripas coração

Aos flagelados do vento leste a estiagem já não os afunda o medo…
Como um bilhete-postal, a ideia ressoa em jeito de poema, clamando perseverança no infortúnio. A viagem de Cabo Verde das tripas coração inaugura-se pela aridez do ondulado vulcânico, atravessado por depauperadas habitações e o mais que a elas se acolhe, para nos conduzir aos restos mortais do Tarrafal, memória de flagelos vetustos.
O impulso da vida reclama, porém, audácia e criatividade. Policromias arrojadas estampam-se nas paredes e as músicas vão impondo ritmo aos corpos, enquanto a coragem da denúncia se assume: na ilha do Fogo, a gestão do socorro governamental, aquando o vulcão de 2014, ainda provoca críticas… Aos flagelados do presente há que permitir ver o universo nos grãos da areia negra – escutaríamos antes, enquanto a expedição subia à intimidade dos «rebelados» que, ainda em tempo de Tarrafal, recusaram os «padres de batina branca». Hoje, porém, a originalidade da alma feminina convive com a alvura clerical, da garrida Festa de Nhô Filipe. Colonialismo não rimou só com flagelação; por isso, o amor aos clubes da pátria antiga, ainda resiste…
Fernando Almeida e João Campos não se esquivaram de Cesária Évora – imperdoável era negarem-nos aprodigiosa entrevista com Manu Lima. Estejamos atentos! De caminho, Luís Batista – herdeiro do fabrico e do manuseio de cavaquinhos – é fiador da paternidade bracarense do instrumento. E da pátria atual, a música e a pintura unem-se para preservar memória de Amílcar Cabral e do partido que fundou. Ao despedir-se, a viagem honra a sua legenda, oportuna e certeira. As solidões várias da nação verde soltam de novo a poesia: «…quando um homem não se sente bem, põe a trouxa às costas…».

Mário Robalo

Entrada gratuita, mediante inscrição para : contact@imagolisboa.pt

Outros eventos

«Duas peças em Estado Novo»
De Armando Nascimento Rosa e Susannah Finzi Encenação e curadoria de Clara Ploux e Telmo FerreiraDuração: 90 min 18 OUT – SEX, 19H 19 OUT – SÁB, 16H 20 OUT – DOM, 16H
18 a 20 de Outubro de 2024
Ler e ouvir a Revolução: literatura e música no 25 de Abril
As sessões de leitura pública e interpretação musical cruzam literatura e música do período revolucionário, partindo da produção artística portuguesa de 1974 e seguintes anos.
17 de Setembro de 2024 - 18h00
Sombras Andantes
Sombras Andantes é um espetáculo de André Murraças sobre a relação do Estado Novo com os homossexuais.
21 a 23 de Junho de 2024
ABRIL MATER: maternidade e parto antes e depois da Revolução
ABRIL MATER é um projeto que pretende explorar a relação entre as mudanças sociais e políticas trazidas pela Revolução de 1974 e as transformações ocorridas no campo da maternidade e do parto em Portugal.
19 de Junho de 2024 - 18h00