Inauguração “A Sagrada Poesia da Esperança”

6 de Julho de 2022 - 16h00
Museu do Aljube

No próximo dia 6 de julho, a partir das 16h, inauguramos a exposição temporária que ocupará o piso 4 do Museu, “A Sagrada Poesia da Esperança” com obras de Dília Fraguito Samarth e curadoria de Manuel L. Dias dos Santos.

“A poesia, pela sua riqueza em imagens vivas, é uma excelente matéria-prima para os artistas no geral. Mas para uma das artes visuais, apaixonada pela mensagem do seu criador, ainda mais. O poeta Agostinho Neto sempre teve presença no corpo artístico de Dília Fraguito Samarth, pela intemporalidade nas mensagens que carrega. Ao longo dos últimos 25 anos, Samarth decidiu fazer um verdadeiro tour de force, desfiando o físico e a razão, e produzir uma profusão de imagens estético-cromáticas de dimensão universal para a arte contemporânea, sem qualquer pretensão de grandeza, vaidade ou ego. O objetivo é tão somente fixar na contemporaneidade mensagens que continuam válidas para a humanidade, contribuindo com uma forma pedagógica de as transmitir, a arte, cujo alcance ultrapassa credos, identidades, gerações, nacionalidades, géneros ou raças.“
Manuel L. Dias dos Santos

Visita a exposição!
TER – DOM • 10H – 18H • ENTRADA LIVRE

Itinerário “A Revolução está na rua!”
Um percurso no qual vamos à descoberta de alguns locais e momentos determinantes do dia 25 de Abril e do processo revolucionário de 1974 e 1975.
30 de Março de 2024 - 10h30
Luís Filipe Costa: Salvar a Memória IV
A quarta e última sessão do ciclo dedicado à série Resistências com a exibição dos episódios "Legal Q.B." e "O longo adeus às armas".
28 de Março de 2024 - 18h00
Luís Filipe Costa: Salvar a Memória III
A terceira sessão do ciclo dedicado à série Resistências com a exibição dos episódios "As lutas de um povo" e "Mulheres".
26 de Março de 2024 - 18h00
Visita o Aljube!
A Visita Orientada do mês de março à exposição longa duração do Museu do Aljube Resistência e Liberdade
23 de Março de 2024 - 10h30