Inauguração da exposição “A Guerra Guardada”

13 de Janeiro de 2022 - 0h00

Inaugura dia 13 de Janeiro, no Piso 4 do Museu do Aljube a exposição “A Guerra Guardada – Fotografias de Soldados Portugueses em Angola, Guiné e Moçambique (1961-74)”, com curadoria Maria José Lobo Antunes e Inês Ponte.

A Guerra Guardada explora coleções pessoais de homens que em tempos foram soldados. A maioria foi recolhida através de entrevistas presenciais no quadro de uma investigação etnográfica em curso no ICS-ULisboa. As restantes estão publicadas em diversos sítios e arquivos da internet. Dispersas um pouco por todo o país, retratam um tempo e um espaço distantes, e mostram uma guerra vivida mas também imaginada. Banais ou extraordinárias, revelam os muitos mundos de uma guerra longa e anacrónica que foi mandada combater pela ditadura. Que possam provocar diálogos em democracia.”

Mais informações

Outros eventos

Visita o Aljube!
A Visita Orientada do mês de dezembro à exposição longa duração do Museu do Aljube Resistência e Liberdade. Realizada com interpretação em Língua Gestual Portuguesa.
16 de Dezembro de 2023 - 10h30
Leia Mulheres sobre Maria Valéria Rezende
O Leia Mulheres é um clube de leitura que pretende divulgar e incentivar a leitura de autoras dos mais diversos estilos e temas, procurando dar visibilidade às mulheres num mercado editorial ão restrito.
9 de Dezembro de 2023 - 15h00
Conversa | IN LIMBO — a vida não é garantida
IN LIMBO é uma série fotográfica, ficcionada, da autoria de Carmen Serejo, sobre uma das mais terríveis emergências humanitárias - o drama dos refugiados.
6 de Dezembro de 2023 - 18h00
Maria Alda Nogueira, uma vida de luta pelos direitos da Mulher, da Liberdade e da Paz
Uma conversa integrada no ciclo "Mulheres de Abril, na resistência ao fascismo", promovido pelo MDM.
29 de Novembro de 2023 - 17h00