Inauguração da exposição “A Guerra Guardada”

13 de Janeiro de 2022 - 0h00

Inaugura dia 13 de Janeiro, no Piso 4 do Museu do Aljube a exposição “A Guerra Guardada – Fotografias de Soldados Portugueses em Angola, Guiné e Moçambique (1961-74)”, com curadoria Maria José Lobo Antunes e Inês Ponte.

A Guerra Guardada explora coleções pessoais de homens que em tempos foram soldados. A maioria foi recolhida através de entrevistas presenciais no quadro de uma investigação etnográfica em curso no ICS-ULisboa. As restantes estão publicadas em diversos sítios e arquivos da internet. Dispersas um pouco por todo o país, retratam um tempo e um espaço distantes, e mostram uma guerra vivida mas também imaginada. Banais ou extraordinárias, revelam os muitos mundos de uma guerra longa e anacrónica que foi mandada combater pela ditadura. Que possam provocar diálogos em democracia.”

Mais informações

Outros eventos

Itinerário “Adeus Pátria e Família”
Como a geografia de Lisboa revela a história e memória LGBTQIA+? Orientamos um percurso sobre as repressões e as resistências de diversidade sexual e de género desde a ditadura até aos dias de hoje.
30 de Maio de 2026 - 10h30
Visita o Aljube! Com LGP
A Visita Orientada do mês de Maio à exposição longa duração do Museu do Aljube Resistência e Liberdade.
23 de Maio de 2026 - 10h30
Oficina de retratos – por André Ruivo
Nesta oficina de desenho que tem como ponto de partida o livro RETRATOS vamos fazer Retratos de observação, Auto-retratos e Retratos Imaginários.
10 de Maio de 2026 - 15h00
Visita o Aljube! Com Audiodescrição
A Visita Orientada com audiodescrição de Sofia Gomes à exposição longa duração do Museu do Aljube Resistência e Liberdade
9 de Maio de 2026 - 10h30