Inauguração da exposição “Antes de ser independência foi luta de libertação”
A partir das 18h00, abrimos as portas do Museu do Aljube para a nossa nova exposição temporária “Antes de ser independência, foi luta de libertação”. Este é um momento especial para celebrarmos os 50 anos das independências, refletindo sobre as histórias dos movimentos de libertação e as muitas lutas contra o colonialismo, pela independência.
A exposição explora o vasto arquivo do museu, trazendo à tona as múltiplas formas de resistências que se levantaram contra o colonialismo. Ao revisitar o passado, buscamos promover um espaço de reflexão e ação anticolonial, antirracista e abolicionista, sempre com o objetivo de combater todas as formas de violência.
Às 19h00 teremos atuação das Batucadeiras das Olaias, um grupo formado por homens e mulheres cabo-verdianas residentes no Bairro Portugal Novo, nas Olaias, em Lisboa.
O grupo surge no âmbito da Associação de Moradores Paz Amizade e Cores (AMPAC), com o objetivo de partilhar, divulgar, reivindicar e exaltar a história, memória e acultura cabo-verdiana. A celebração do batuko, enquanto representação central da cultura de Cabo Verde e das comunidades cabo-verdianas na diáspora, prende-se não apenas com a música, o ritmo e a arte mas sobretudo com o sentido de amizade, familiaridade, vizinhança e sociabilidade a partir da partilha de memórias, conhecimentos, histórias de vida, de evasão da vida quotidiana e da marcação identitária no contexto migratório.
Ficha Técnica
Curadoria: Rita Rato
Arquivo: Patrícia Cordeiro
Desenho Expositivo: Rita Rato e Eduardo Ferreira Design Gráfico: Eduardo Ferreira
Textos: Aurora Almada, Victor Barros, Kitty Furtado e Miguel de Barros
Produção: Ana Reguino e Joana Alves
Comunicação: Eduardo Ferreira, Joana Alves e Sara Borralho
Organização: Museu do Aljube Resistência e Liberdade – Lisboa Cultura
Apoio: Associação Tchiweka de Documentação; African Activist Archive.