Inauguração da exposição “Revolução”

19 de Outubro de 2023 - 16h00
PISO 4

O Museu do Aljube Resistência e Liberdade foi fundado em 2015, e em meados de 2022, foi lançado a primeira edição do concurso de ilustração, com o tema «Revolução», entre várias iniciativas culturais de celebração dos 50 anos do 25 de Abril.
A opção pelo tema «Revolução», no sentido mais lato, foi deliberada. O interesse seria perceber para que universo os aristas seriam remetidos através deste mote, a partir deste museu. O resultado foi incrível, mais de 100 artistas, enviando cerca de 200 trabalhos, participaram nesta primeira edição e a exposição que agora se apresenta é uma mostra destes trabalhos.

1º lugar | Cinara Santos Paralta Pisco
Pseudónimo: Cinara Saiónára
Título de ambas as ilustrações: «A Liberdade é uma Planta»

2º lugar | Carina Sofia Semedo Tavares
Pseudónimo: Ana Santos
ilustrações: sem título

3º lugar | Sara Mariana Filipe da Silva
Pseudónimo: Sara Filipe
Titulos: Ilustração 1 «Iran memories» / Ilustração2 «Keep the state out of women’s lives»

Outros eventos

Itinerário “A Revolução está na rua!”
Um percurso no qual vamos à descoberta de alguns locais e momentos determinantes do dia 25 de Abril e do processo revolucionário de 1974 e 1975.
19 de Setembro de 2026 - 10h30
Leia Mulheres sobre Anna Kavan
O Museu do Aljube volta a acolher a sessão do clube, que é dedicada ao livro "Gelo" de Anna Kavan com moderação de Déa Paulino.
23 de Agosto de 2026 - 15h00
A BEM DA NAÇÃO: UM FILME EM CONSTRUÇÃO
50 anos após a Revolução dos Cravos, A BEM DA NAÇÃO retorna à memória deste período telúrico e insurrecional, a partir das vozes dos operacionais da LUAR (Liga de Unidade e Ação Revolucionária), ARA (Ação Revolucionária Armada) e BR (Brigadas Revolucionárias).
28 de Julho de 2026 - 18h00
Leia Mulheres sobre Victoria Kielland
O Museu do Aljube volta a acolher a sessão do clube, que é dedicada ao livro “Os Meus Homens” de Victoria Kielland com moderação de Déa Paulino.
19 de Julho de 2026 - 15h00