Lançamento da antologia “Direito de Resposta”

17 de Abril de 2024 - 18h00
AUDITÓRIO DO MUSEU DO ALJUBE

Apresentação da antologia Direito de Resposta — 25 poetas nascidos depois do 25 de Abril conversam com poetas do passado, com edição Flan de Tal. Com a presença do editor — João Pedro Azul, e do seu coordenador — Ricardo Marques, e de alguns dos poetas participantes.

“E se, de repente, pudéssemos responder com um poema a um outro poema do passado?
É nesta base simples que assenta a presente antologia. […] Pediu-se então a vinte e cinco poetas de agora, todos nascidos depois de uma data específica, que escolhessem um poema do passado e que com ele estabelecessem um diálogo. […] Olhando agora detidamente para este volume de 50 poemas – tantos quantos os anos em que estamos em liberdade – creio que várias foram as formas de os poetas manifestarem a sua liberdade de escolha, o seu direito de resposta. Por um lado, podemos ler poemas zangados sobre a escravatura, da libertação do indivíduo face à colectividade, por outro lado, poemas onde a problematização sobre a identidade sexual está presente, poemas sobre a fruição sexual e mística do corpo, poemas de desafio do cânone estabelecido, poemas sobre o próprio poema enquanto entidade formal liberta. Por estas razões (e outras que o leitor certamente encontrará), creio que não seria possível publicar esta antologia antes de 25 de Abril de 1974.
Digo de novo: publicá-la seria possível, mas certamente avultaria em danos pessoais para todos os envolvidos e resultaria numa apreensão imediata à porta da gráfica, para dizer o mínimo. E se hoje a podemos publicar exactamente como está e sem qualquer (auto)censura, só pode ser motivo de regozijo e celebração.”

Ricardo Marques

Com os autores:

Álvaro Seiça ; André Tecedeiro; Beatriz de Almeida Rodrigues; Catarina Nunes de Almeida; Catarina Santiago Costa; Ederval Fernandes; Fernanda Drummond; Filipa Leal; Francisca Camelo; Henrique Manuel Bento Fialho; Inês Dias; Inês Francisco Jacob; João Bosco da Silva; José Pedro Moreira; Mariana Varela; Miguel Cardoso; Miguel-Manso; Paola D’Agostino; Pedro Korres; Rafael Mantovani; Rafa (Rafaela Jacinto); Raquel Serejo Martins; Ricardo Marques; Ricardo Tiago Moura e Tatiana Faia

Outros eventos

«Duas peças em Estado Novo»
De Armando Nascimento Rosa e Susannah Finzi Encenação e curadoria de Clara Ploux e Telmo FerreiraDuração: 90 min 18 OUT – SEX, 19H 19 OUT – SÁB, 16H 20 OUT – DOM, 16H
18 a 20 de Outubro de 2024
Ler e ouvir a Revolução: literatura e música no 25 de Abril
As sessões de leitura pública e interpretação musical cruzam literatura e música do período revolucionário, partindo da produção artística portuguesa de 1974 e seguintes anos.
17 de Setembro de 2024 - 18h00
Sombras Andantes
Sombras Andantes é um espetáculo de André Murraças sobre a relação do Estado Novo com os homossexuais.
21 a 23 de Junho de 2024
ABRIL MATER: maternidade e parto antes e depois da Revolução
ABRIL MATER é um projeto que pretende explorar a relação entre as mudanças sociais e políticas trazidas pela Revolução de 1974 e as transformações ocorridas no campo da maternidade e do parto em Portugal.
19 de Junho de 2024 - 18h00