Lançamento do livro “Reconstituição Portuguesa”

25 de Abril de 2022 - 11h00
AUDITÓRIO DO MUSEU DO ALJUBE

Dia 25 de Abril, acolhemos o lançamento do livro Reconstituição Portuguesa, da editora Cia das Letras (Penguin Random House Portugal).

Um manifesto que transforma um símbolo do fascismo em gritos poéticos de Liberdade.

Inspirados na técnica de blackout poetry, um coletivo de poetas e ilustradores liderado por Viton Araújo e Diego Tórgo aplicou o infame lápis azul sobre as palavras da Constituição fascista de 1933 até que dela se erguessem, apenas, poemas e ilustrações exaltando os valores de Abril: humanidade, liberdade, justiça, igualdade.

Maria Alda Nogueira, uma vida de luta pelos direitos da Mulher, da Liberdade e da Paz
Uma conversa integrada no ciclo "Mulheres de Abril, na resistência ao fascismo", promovido pelo MDM.
29 de Novembro de 2023 - 17h00
Luta por direitos e contra o fascismo – A intervenção das mulheres no III Congresso da Oposição Democrática
2 de Novembro de 2023 - 17h00
Cinquentenário da Associação Portuguesa de Escritores – Resistência e 25 de Abril nas palavras poetas e narradores
Com a participação do Professor José Manuel Mendes (conversa e leituras) e moderação de Rita Rato.
28 de Junho de 2023 - 18h00
Visite l’Aljube!
A Visita Orientada do mês de junho à exposição longa duração do Museu do Aljube Resistência e Liberdade, desta vez em francês.
24 de Junho de 2023 - 10h30