Luís Filipe Costa: Salvar a Memória II

21 de Março de 2024 - 18h00
AUDITÓRIO DO MUSEU DO ALJUBE

O Museu do Aljube acolhe um ciclo dedicado à série RESISTÊNCIA de Luís Filipe Costa, com a exibição dos 8 episódios entre o dia 19 e 28 de Março. A série divide-se em oito temas, um por episódio, e reúne mais de uma centena de testemunhos, alguns inéditos. Uma co-produção entre a RTP e a produtora Duvideo.

3.º EPISÓDIO (60 min) | A Mordaça

Uma das primeiras medidas tomadas pela ditadura instalada no 28 de Maio de 1926 foi a do estabelecimento da censura. A Imprensa, o Cinema, o Teatro, a Literatura e a Música passaram a ser sujeitas a um crivo que atingia medidas inacreditáveis e mesmo ridículas como, por exemplo, algumas das Encíclicas Papais.

Testemunhos: César Príncipe – José Manuel Marques – Francisco Balsemão – Luís Francisco Rebelo – Francisco Nicholson – Dias Lourenço – Luís Filipe Costa – Adelino Gomes – João Paulo Guerra – Manuel Oliveira Costa – José Fonseca e Costa – Fernando Matos Silva – Urbano Tavares Rodrigues – Augusto Abelaira – Luandino Vieira – Júlio Pomar

4.º EPISÓDIO (60 min) | Anos de fogo

A guerra colonial abriu novas frentes à resistência: os católicos progressistas iniciam a sua luta pela paz e pela democracia. Por outro lado, aparecem organizações como a LUAR, a ARA e as Brigadas Revolucionárias que iniciam uma série de atentados contra alvos militares. Centenas de jovens desertam ou tornam-se refractários, exilando-se em diferentes países onde se organizam para denunciar a ditadura portuguesa.

Testemunhos: Diogo G. Palha – Aida Magro – Manuel Alegre – Otelo Saraiva de Carvalho – Moutinho Pádua – Carlos Fabião – Lídia Jorge – Nuno Teotónio Pereira – Luís Mota – Padre Mário de Oliveira – Dionísio Duarte – António Calvinho – José Ribeiro – João Maria Pinto

Produtores: João Barba e João Marques da Silva
Produtora delegada RTP: Piedade Maio
Produtora executiva: Vera Borga
Realização e textos: Luís Filipe Costa
Consultores científicos: Dr. Luís Farinha e Dr. João Madeira
Música: Luís Cília
Genérico: Rui Rocha

Com apoio:

«Duas peças em Estado Novo»
De Armando Nascimento Rosa e Susannah Finzi Encenação e curadoria de Clara Ploux e Telmo FerreiraDuração: 90 min 18 OUT – SEX, 19H 19 OUT – SÁB, 16H 20 OUT – DOM, 16H
18 a 20 de Outubro de 2024
Ler e ouvir a Revolução: literatura e música no 25 de Abril
As sessões de leitura pública e interpretação musical cruzam literatura e música do período revolucionário, partindo da produção artística portuguesa de 1974 e seguintes anos.
17 de Setembro de 2024 - 18h00
II Congresso de História Pública em Portugal
O objetivo do II Congresso de História Pública em Portugal: Usos do Passado nos 50 Anos da Revolução dos Cravos é analisar a evolução dos usos do passado desde 1974, destacando o que se oculta e desoculta na esfera pública.
6 a 7 de Junho de 2024
Universidade sem Exames
O grupo Universidade sem Exames resolveu tomar a iniciativa de criar um programa de ensino não académico, inicialmente com filosofia e economia (em Outubro haverá História), no sentido de dar alguns instrumentos de conhecimento e pensamento crítico, necessários a todos nós, neste momento de panorama político tão complexo.
31 de Maio de 2024 - 15h00