Luís Filipe Costa: Salvar a Memória III

26 de Março de 2024 - 18h00
AUDITÓRIO DO MUSEU DO ALJUBE

O Museu do Aljube acolhe um ciclo dedicado à série RESISTÊNCIA de Luís Filipe Costa, com a exibição dos 8 episódios entre o dia 19 e 28 de Março. A série divide-se em oito temas, um por episódio, e reúne mais de uma centena de testemunhos, alguns inéditos. Uma co-produção entre a RTP e a produtora Duvideo.

5.º Episódio (60 min) | As lutas de um povo

Ao longo de 48 anos em que esteve submetido a uma ditadura, o povo português nunca deixou de lutar pelo restabelecimento das liberdades e da democracia.

Testemunhos: João Camilo – Maria Rosa – Margarida Tengarrinha – António Bica – Custódio Vidal – Manuel Pereira – Amílcar Marques – Pedro Neto  Eduardo Cruz – Natália Mateus – José Carlos Almeida – António Vilaça – José Augusto Rocha – Jorge Sampaio – Lindley Cintra – E. Figueiredo – Alberto Martins – Osvaldo Castro

6.º Episódio (53 min) | Mulheres

As mulheres lutaram em duas frentes: contra o regime de menoridade em que viviam em todo o mundo e contra o fascismo, ideologia que, enaltecendo hipocritamente o papel de mãe, a obrigava aos mais duros trabalhos e a privava dos seus direitos fundamentais. As suas lutas que, na maior parte do tempo se faziam lado a lado com os homens, são aqui narradas na 1ª pessoa.

Testemunhos: Isabel do Carmo – Helena Neves – Aida Magro – Faustina Barradas – Maria da Purificação Araújo – Margarida Tengarrinha – Teresa Horta – Conceição Matos – Isaura Silva – Stela Piteira Santos

Produtores: João Barba e João Marques da Silva
Produtora delegada RTP: Piedade Maio
Produtora executiva: Vera Borga
Realização e textos: Luís Filipe Costa
Consultores científicos: Dr. Luís Farinha e Dr. João Madeira
Música: Luís Cília
Genérico: Rui Rocha

Com apoio:

Esta imagem tem um texto alternativo em branco, o nome da imagem é RTP_Cor.png

Outros eventos

«Duas peças em Estado Novo»
De Armando Nascimento Rosa e Susannah Finzi Encenação e curadoria de Clara Ploux e Telmo FerreiraDuração: 90 min 18 OUT – SEX, 19H 19 OUT – SÁB, 16H 20 OUT – DOM, 16H
18 a 20 de Outubro de 2024
Ler e ouvir a Revolução: literatura e música no 25 de Abril
As sessões de leitura pública e interpretação musical cruzam literatura e música do período revolucionário, partindo da produção artística portuguesa de 1974 e seguintes anos.
17 de Setembro de 2024 - 18h00
Sombras Andantes
Sombras Andantes é um espetáculo de André Murraças sobre a relação do Estado Novo com os homossexuais.
21 a 23 de Junho de 2024
ABRIL MATER: maternidade e parto antes e depois da Revolução
ABRIL MATER é um projeto que pretende explorar a relação entre as mudanças sociais e políticas trazidas pela Revolução de 1974 e as transformações ocorridas no campo da maternidade e do parto em Portugal.
19 de Junho de 2024 - 18h00