Luís Filipe Costa: Salvar a Memória IV

28 de Março de 2024 - 18h00
AUDITÓRIO DO MUSEU DO ALJUBE

O Museu do Aljube acolhe um ciclo dedicado à série RESISTÊNCIA de Luís Filipe Costa, com a exibição dos 8 episódios entre o dia 19 e 28 de Março. A série divide-se em oito temas, um por episódio, e reúne mais de uma centena de testemunhos, alguns inéditos. Uma co-produção entre a RTP e a produtora Duvideo.

7.º Episódio | Legal Q.B.

Durante 48 anos de ditadura, algumas (poucas) vezes, a resistência conseguiu ser feita na legalidade. Assim foi o caso do MUD nos curtos períodos que antecediam as eleições, e também nos tribunais. Houve casos em que os advogados de defesa passaram a réus, e em que réus foram espancados em plena sala de tribunal por transformarem as alegações em condenações ao Estado Novo.

Testemunhos: Gustavo Soromenho – Nuno Teotónio Pereira – Maria Eugénia varela Gomes – Maria Lúcia Liberdade – Beatriz falcão – António Borges Coelho – M. J. Palma Carlos – Levy Baptista – Isaura Silva – Margarida Tengarrinha – Júlio Pomar – Mário Soares – Aurélio Santos – Alberto Guerra – Miller Guerra – Francisco Pinto Balsemão – Daniel Cabrita – José Pinela – Victor Dias – Aarons de Carvalho

8.º Episódio (56 min) | O longo adeus às armas

Um dos argumentos utilizados para defender o golpe militar do 28 de Maio e a consequente ditadura era a necessidade de pacificar o país, constantemente sobressaltado por revoluções. A verdade é que os primeiros sete anos de ditadura foram dos mais agitados da nossa história recente. Este episódio analisa as conspirações e rebeliões entre o 28 de Maio e o, finalmente vitorioso, 25 de Abril.

Testemunhos: Dias Lourenço – Emídio Guerreiro – Ludgero P. Basto – Sargento Coelho – Alfredo Brás – António Baridó – Aguinaldo Dias – José Romão – José Barata – Eduardo Carvalho – Manuel Serra – Camilo Mortágua – Orlof Esteves – Varela Gomes – M. Eugénia Varela Gomes – Raimundo Narciso – Carlos Antunes – Otelo Saraiva de Carvalho – Vasco Lourenço – Carlos Fabião

Produtores: João Barba e João Marques da Silva
Produtora delegada RTP: Piedade Maio
Produtora executiva: Vera Borga
Realização e textos: Luís Filipe Costa
Consultores científicos: Dr. Luís Farinha e Dr. João Madeira
Música: Luís Cília
Genérico: Rui Rocha

Com apoio:

Esta imagem tem um texto alternativo em branco, o nome da imagem é RTP_Cor.png

Outros eventos

«Duas peças em Estado Novo»
De Armando Nascimento Rosa e Susannah Finzi Encenação e curadoria de Clara Ploux e Telmo FerreiraDuração: 90 min 18 OUT – SEX, 19H 19 OUT – SÁB, 16H 20 OUT – DOM, 16H
18 a 20 de Outubro de 2024
Ler e ouvir a Revolução: literatura e música no 25 de Abril
As sessões de leitura pública e interpretação musical cruzam literatura e música do período revolucionário, partindo da produção artística portuguesa de 1974 e seguintes anos.
17 de Setembro de 2024 - 18h00
Sombras Andantes
Sombras Andantes é um espetáculo de André Murraças sobre a relação do Estado Novo com os homossexuais.
21 a 23 de Junho de 2024
ABRIL MATER: maternidade e parto antes e depois da Revolução
ABRIL MATER é um projeto que pretende explorar a relação entre as mudanças sociais e políticas trazidas pela Revolução de 1974 e as transformações ocorridas no campo da maternidade e do parto em Portugal.
19 de Junho de 2024 - 18h00