Luta anticolonial e antirracista

12 de Abril de 2022 - 17h30
AUDITÓRIO DO MUSEU DO ALJUBE

com Carmen Gonçalves, Jakilson Pereira e Larissa Silva

No âmbito da programação paralela à exposição temporária “ATO (DES)COLONIAL” recebemos um Ciclo de Conversas. Esta conversa acontece no dia 12 de abril, às 17h30, sobre “Luta anticolonial e antirracista” com Carmen Gonçalves, Jakilson Pereira e Larissa Silva.

Biografias

Larissa Silva, jornalista, especializada em Comunicação e Marketing. Mestrada em Ciência Política na Universidade de Lisboa. Ativista de Direitos Humanos e membro da Frente de Imigração Brasileira, em Portugal.

Jakilson Pereira, é licenciado em Educação Social pela Instituto Politécnico de Santarém e mestrando em Educação e Sociedade no ISCTE e Formador certificado pelo IEFPT. Tem-se dedicado como investigador às temáticas da educação, organização escolar, Escola, comunidade, relação escola – família, envolvimento parental, juventude negra, desenvolvimento artístico e cultural, imigração, minorias étnicas e herança cultural.
Foi bolseiro de investigação da Faculdade de Ciência e tecnologia da Universidade de Coimbra; Coordenador do Projecto Pequenas Bibliotecas Publicas – (Projecto Fundação Calouste Gulbenkian) na Associação Cultural Moinho da Juventude.
Actualmente é membro da Direção da Associação Cultural Moinho da Juventude e faz parte do quadro Técnico da resposta social CAFAP (Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental).
Coordenador do Projecto “Lisboa do outro lado do espelho” financiado pela Agência Viva – Agencia Nacional para a Cultura Cientifica lança o programa “Inclusão pela Ciência” designado por Integra, na Associação Cultural Moinho da Juventude.

Sujeita à lotação da sala.
Inscrições para: inscricoes@museudoaljube.pt

O que falta fazer?
"O que falta fazer?" é o tema da última conversa do ciclo em torno da exposição "Adeus Pátria e Família" com a participação de Ana Aresta, Manuela Ferreira e Paulo Corte Real.
12 de Janeiro de 2023 - 18h00
Artes como resistência Queer
"Artes como resistência Queer" é o tema da terceira conversa do ciclo em torno da exposição "Adeus Pátria e Família" com a participação de Alice Azevedo, André Teodósio e Raquel Freire.
16 de Novembro de 2022 - 18h00
Revolução e o que ficou. As conquistas revolucionárias.
A propósito das Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, iremos promover um ciclo de conversas "E se trocássemos umas ideias sobre a Revolução?". Nesta sessão contamos com Maria Inácia Rezola para uma conversa sobre "Revolução e o que ficou. As conquistas revolucionárias.".
10 de Novembro de 2022 - 18h00
VISITA ORIENTADA POR RICARDO CARVALHO
Inserida na programação paralela da exposição "Adeus Pátria e Família" Ricardo Carvalho, responsável pelo desenho da exposição, orienta uma visita à exposição.
8 de Novembro de 2022 - 18h00