Luta por direitos e contra o fascismo – A intervenção das mulheres no III Congresso da Oposição Democrática

2 de Novembro de 2023 - 17h00
AUDITÓRIO DO MUSEU DO ALJUBE

“No país, em 1973, cresciam o descontentamento e a combatividade das massas populares e de largos sectores da oposição ao regime.

Após 50 anos da realização do III Congresso da Oposição Democrática, pretende-se evocar e contextualizar o contributo que este deu para a queda do fascismo, pela profundidade da reflexão e da unidade construída por diversos grupos políticos e correntes ideológicas. Muitas mulheres fizeram parte, na sua maioria de forma organizada, deste grande momento e também da sua preparação, e é delas que queremos falar. O que defendiam? Quais eram os seus problemas?  Como participavam?”   

Uma conversa com: Luísa Araújo, Maria José Ribeiro e Emília Brederode Santos;
Participação: atriz Cátia Terrinca e guitarristas Luísa Amaro e Mafalda Lemos;
Moderação: Isabel Cruz.

Uma conversa integrada no ciclo “Mulheres de Abril, na resistência ao fascismo”, promovido pelo MDM.

Outros eventos

«Duas peças em Estado Novo»
De Armando Nascimento Rosa e Susannah Finzi Encenação e curadoria de Clara Ploux e Telmo FerreiraDuração: 90 min 18 OUT – SEX, 19H 19 OUT – SÁB, 16H 20 OUT – DOM, 16H
18 a 20 de Outubro de 2024
Ler e ouvir a Revolução: literatura e música no 25 de Abril
As sessões de leitura pública e interpretação musical cruzam literatura e música do período revolucionário, partindo da produção artística portuguesa de 1974 e seguintes anos.
17 de Setembro de 2024 - 18h00
II Congresso de História Pública em Portugal
O objetivo do II Congresso de História Pública em Portugal: Usos do Passado nos 50 Anos da Revolução dos Cravos é analisar a evolução dos usos do passado desde 1974, destacando o que se oculta e desoculta na esfera pública.
6 a 7 de Junho de 2024
Universidade sem Exames
O grupo Universidade sem Exames resolveu tomar a iniciativa de criar um programa de ensino não académico, inicialmente com filosofia e economia (em Outubro haverá História), no sentido de dar alguns instrumentos de conhecimento e pensamento crítico, necessários a todos nós, neste momento de panorama político tão complexo.
31 de Maio de 2024 - 15h00