Luta por direitos e contra o fascismo – A intervenção das mulheres no III Congresso da Oposição Democrática

2 de Novembro de 2023 - 17h00
AUDITÓRIO DO MUSEU DO ALJUBE

“No país, em 1973, cresciam o descontentamento e a combatividade das massas populares e de largos sectores da oposição ao regime.

Após 50 anos da realização do III Congresso da Oposição Democrática, pretende-se evocar e contextualizar o contributo que este deu para a queda do fascismo, pela profundidade da reflexão e da unidade construída por diversos grupos políticos e correntes ideológicas. Muitas mulheres fizeram parte, na sua maioria de forma organizada, deste grande momento e também da sua preparação, e é delas que queremos falar. O que defendiam? Quais eram os seus problemas?  Como participavam?”   

Uma conversa com: Luísa Araújo, Maria José Ribeiro e Emília Brederode Santos;
Participação: atriz Cátia Terrinca e guitarristas Luísa Amaro e Mafalda Lemos;
Moderação: Isabel Cruz.

Uma conversa integrada no ciclo “Mulheres de Abril, na resistência ao fascismo”, promovido pelo MDM.

Outros eventos

Leia Mulheres sobre Yoko Ogawa
O Museu do Aljube volta a acolher a sessão do clube, que é dedicada ao livro "A Polícia da Memória" de Yoko Ogawa, com moderação de Déa Paulino.
14 de Dezembro de 2025 - 15h00
Visita o Aljube! Com LGP
A Visita Orientada do mês de Novembro à exposição longa duração do Museu do Aljube Resistência e Liberdade.
29 de Novembro de 2025 - 10h30
Encerramento do projecto “Arquitectas da Liberdade”
Com mesa-redonda e concerto de Fio à Meada.
22 de Novembro de 2025 - 15h00
Apresentação do livro “Anos de Brasa – contos e outros escritos”
Apresentação do livro “Anos de Brasa – Contos e outros escritos”, da autoria de Luís Farinha, com a presença do autor. A sessão contará com apresentação de Mário Furtado.
19 de Novembro de 2025 - 18h00