Maria Alda Nogueira, uma vida de luta pelos direitos da Mulher, da Liberdade e da Paz

29 de Novembro de 2023 - 17h00
AUDITÓRIO DO MUSEU DO ALJUBE

“Maria Alda Nogueira, foi uma das grandes resistentes antifascistas que integrou sempre nesse combate a luta pela dignificação das mulheres que tinham então um estatuto jurídico, social, económico e político de subalternidade e menoridade.

O seu envolvimento político e cívico, em associações de mulheres, como o CNMP e o MDM, e a seguir ao 25 de Abril de 1974, como deputada do PCP demonstra a sua vontade inabalável na defesa da igualdade na lei e na vida.

A luta pelos direitos das mulheres, para Alda Nogueira, entrelaçava- se com a própria luta contra o fascismo e em defesa da democracia.

Foi uma mulher “irreverente, aberta, sempre atenta, sedenta imparável de vida”

Uma conversa integrada no ciclo “Mulheres de Abril, na resistência ao fascismo”, promovido pelo MDM.

Outros eventos

Luta por direitos e contra o fascismo – A intervenção das mulheres no III Congresso da Oposição Democrática
Uma conversa integrada no ciclo "Mulheres de Abril, na resistência ao fascismo", promovido pelo MDM.
2 de Novembro de 2023 - 17h00
Cinquentenário da Associação Portuguesa de Escritores – Resistência e 25 de Abril nas palavras poetas e narradores
Com a participação do Professor José Manuel Mendes (conversa e leituras) e moderação de Rita Rato.
28 de Junho de 2023 - 18h00
Visite l’Aljube!
A Visita Orientada do mês de junho à exposição longa duração do Museu do Aljube Resistência e Liberdade, desta vez em francês.
24 de Junho de 2023 - 10h30