Maria José Ribeiro

8 de Março de 2019 - 11h00
Auditório da Escola Secundária Manuel Laranjeira, Espinho
Maria José Ribeiro.

No próximo dia 8 de março «Vidas na Resistência» é um «Aljube fora de Portas». Porque vamos ao Norte.

Deixamos o Aljube de Lisboa e vamos conversar com Maria José Ribeiro, uma promotora entusiasta da valorização da memória do Aljube do Porto.
A conversa ocorrerá ali muito perto, na Escola Manuel Laranjeira, em Espinho, onde o público são os alunos da Escola e todos aqueles que quiserem juntar-se-nos.
Maria José Ribeiro é filha de um resistente da Revolta dos Marinheiros de 1936 e ela própria uma resistente enquanto jovem trabalhadora, presa pela polícia política na sequência da campanha à Presidência da República do General Humberto Delgado.

Auditório da Escola Secundária Manuel Laranjeira, Espinho

Apresentação breve do Museu do Aljube
Por Judite Álvares

Testemunho ao vivo de Maria José Ribeiro
Conversa conduzida por Luís Farinha

Apresentação livro “Não se deixem enganar!”
Uma homenagem à geração de pais e mães nascidos nos anos 30 do século XX que, sem procurarem um lugar na história, protagonismo político ou de qualquer outra espécie, nunca se resignaram, arriscaram a vida, passaram pela prisão, exilaram-se e foram perseguidos para que nós possamos viver hoje num país melhor.
25 de Fevereiro de 2023 - 15h00
Visita o Aljube!
A Visita Orientada do mês de fevereiro à exposição longa duração do Museu do Aljube Resistência e Liberdade.
25 de Fevereiro de 2023 - 10h30
Visita o Aljube!
A Visita Orientada do mês de Janeiro à exposição longa duração do Museu do Aljube Resistência e Liberdade.
28 de Janeiro de 2023 - 10h30
Estudantes contra a ditadura – as prisões de 1964 e 1965
No próximo dia 21 de Janeiro, pelas 15h, o Museu do Aljube evocará a resistência destes estudantes, realizando uma conversa com a participação de antigos estudantes e os historiadores Luís Farinha e Luísa Tiago de Oliveira.
21 de Janeiro de 2023 - 15h00