Meninos que não foram crianças – filhos de clandestinos. 60º Aniversário da Declaração dos Direitos da Criança

20 de Novembro de 2019 - 17h30
Auditório do Museu do Aljube
Ilustração de Margarida Tengarrinha para a capa do livro Cecília tem uma história.

Conversa inspirada no livro de contos “Crianças emergem da sombra”, de Maria Luísa Costa Dias

«A criança gozará de uma protecção especial e beneficiará de oportunidades e serviços dispensados pela lei e outros meios, para que possa desenvolver-se física, intelectual, moral espiritual e socialmente de forma saudável e normal, assim como em condições de liberdade e dignidade.»
Declaração dos Direitos da Criança. Princípio 2º, 1959; ONU

Oradores
Piedade Morgadinho, António Vilarigues, Mariana Rafael e Fátima Amaral

Conversa Conduzida por
Catarina Pires (jornalista)

Leitura de um conto
Mafalda Santos (atriz)
_____
Maria Luísa Costa Dias
Médica, católica, natural de Coimbra. Nasceu em 15 de outubro de 1916. Morre em 9 de maio de 1975. Presa pela primeira vez em 1953. Esteve 7 anos na prisão e mais de 20 na clandestinidade.
Maria Luísa pertenceu ao Movimento Democrático de Mulheres desde a sua fundação. Disse em 1975: A emancipação da mulher está profundamente ligada com a vitória sobre as forças de retrocesso social que se opõem à paz, à coexistência pacífica entre países de regimes políticos diferentes, à cooperação entre os povos.

Uma parceria:
Museu do Aljube Resistência e Liberdade
Movimento Democrático de Mulheres

Inscrições obrigatórias e mediante os lugares existentes.

Apresentação livro “Não se deixem enganar!”
Uma homenagem à geração de pais e mães nascidos nos anos 30 do século XX que, sem procurarem um lugar na história, protagonismo político ou de qualquer outra espécie, nunca se resignaram, arriscaram a vida, passaram pela prisão, exilaram-se e foram perseguidos para que nós possamos viver hoje num país melhor.
25 de Fevereiro de 2023 - 15h00
Visita o Aljube!
A Visita Orientada do mês de fevereiro à exposição longa duração do Museu do Aljube Resistência e Liberdade.
25 de Fevereiro de 2023 - 10h30
Visita o Aljube!
A Visita Orientada do mês de Janeiro à exposição longa duração do Museu do Aljube Resistência e Liberdade.
28 de Janeiro de 2023 - 10h30
Estudantes contra a ditadura – as prisões de 1964 e 1965
No próximo dia 21 de Janeiro, pelas 15h, o Museu do Aljube evocará a resistência destes estudantes, realizando uma conversa com a participação de antigos estudantes e os historiadores Luís Farinha e Luísa Tiago de Oliveira.
21 de Janeiro de 2023 - 15h00