Mil e Uma Noites

22 de Abril de 2023 - 14h00
AUDITÓRIO DO MUSEU DO ALJUBE

Dois dias de festa para celebrar a Revolução e a conquista da liberdade!

Sinopse

Mil e Uma Noites é um projeto de mapeamento de mulheres do século XX a partir de fragmentos literários. No dia 22 de Abril, celebramos no Aljube quem resistiu ao fascismo, muitas vezes na sombra, dando voz a mulheres para quem a Liberdade já era tangível, antes de o ser. Cátia Terrinca e Fernanda Neves celebram-nas, estendendo cravos entre poemas, cartas e canções.

Equipa 

Dramaturgia Ricardo Boléo
Investigação Cátia Terrinca e Raquel Pedro 
Interpretação Cátia Terrinca e Fernanda Neves
Espaço cénico, luz e som João P. Nunes
Design David Costa 
Produção UMCOLETIVO

Um projeto UMCOLETIVO em coprodução com o Teatro Nacional D. Maria II e em parceria com a Fundação Calouste Gulbenkian, coproduzido pelo CAEP e pela Materiais Diversos

UMCOLETIVO é uma estrutura financiada pela Direção Geral das Artes e apoiada pelo Município de Portalegre e pelo Teatro do Convento.

Evento com entrada livre. Sujeita à lotação da sala.
Integrado na programação das Festas de Abril 2023

Outros eventos

Maria Alda Nogueira, uma vida de luta pelos direitos da Mulher, da Liberdade e da Paz
Uma conversa integrada no ciclo "Mulheres de Abril, na resistência ao fascismo", promovido pelo MDM.
29 de Novembro de 2023 - 17h00
Leia Mulheres “A Gorda” de Isabela Figueiredo
O Leia Mulheres é um clube de leitura que pretende divulgar e incentivar a leitura de autoras dos mais diversos estilos e temas, procurando dar visibilidade às mulheres num mercado editorial ão restrito.
25 de Novembro de 2023 - 15h00
Visita o Aljube!
A Visita Orientada do mês de novembro à exposição longa duração do Museu do Aljube Resistência e Liberdade
25 de Novembro de 2023 - 10h30
Ilustração, também, é resistência?
Inserida na programação paralela da exposição "Revolução", uma conversa com ilustradores para juntos conversar sobre o impacto que a arte pode ter na promoção de valores essenciais para a sociedade.
22 de Novembro de 2023 - 18h00