Mulheres e Resistência

25 de Novembro de 2021 - 19h00
Museu do Aljube Resistência e Liberdade

Entrada livre, sujeita a inscrição em: inscricoes@museudoaljube.pt

No dia 25 de novembro, terminamos o Ciclo de Cinema “Mulheres e Resistência” que fez parte da programação paralela à exposição temporária “Mulheres e Resistência – Novas Cartas Portuguesas e outras lutas”.
Nesta última sessão iremos exibir o documentário que faz parte da exposição, montado por Sofia Gomes, a partir das recolhas de testemunhos que o Museu do Aljube Resistência e Liberdade tem vindo a realizar desde 2015.
Deste documentário fazem parte os testemunhos de Faustina Barradas, Mariana Rafael, Margarida Tengarrinha, Helena Neves, Conceição Matos, Helena Pato, Aurora Rodrigues, Diana Andringa, Isabel do Carmo, Luiza Sarsfield Cabral, Manuela Bernardino, Maria Machado, Sara Amâncio, Hermínia Vicente, Maria Lourença Cabecinha e Eulália Miranda. Memórias e experiências de resistência à ditadura, e da luta pelos direitos das mulheres, ainda tão necessária e atual nos dias de hoje.

Conversa conduzida por: Ana Aranha
Filmado por: Garden Films
Edição: Sofia Gomes

Revolução e o que ficou. As conquistas revolucionárias.
A propósito das Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, iremos promover um ciclo de conversas "E se trocássemos umas ideias sobre a Revolução?". Nesta sessão contamos com Maria Inácia Rezola para uma conversa sobre "Revolução e o que ficou. As conquistas revolucionárias.".
10 de Novembro de 2022 - 18h00
Revolução, géneros e sexualidade
A propósito das Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, iremos promover um ciclo de conversas "E se trocássemos umas ideias sobre a Revolução?". Nesta sessão contamos com Raquel Afonso e Isabel Freire para conversa sobre "Revolução, géneros e sexualidade".
13 de Outubro de 2022 - 18h00
Revolução e cultura
A propósito das Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, iremos promover um ciclo de conversas "E se trocássemos umas ideias sobre a Revolução?". Nesta sessão contamos com Sónia Vespeira de Almeida e Mário de Carvalho para conversa sobre "Revolução e cultura".
15 de Setembro de 2022 - 18h00
Revolução e violência política – o Verão Quente
A propósito das Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, iremos promover um ciclo de conversas "E se trocássemos umas ideias sobre a Revolução?". Nesta sessão contamos com Miguel Carvalho e Francisco Bairrão Ruivo para conversa sobre "Revolução e violência política – o Verão Quente".
7 de Julho de 2022 - 18h00