Mulheres e Resistência

25 de Novembro de 2021 - 19h00
Museu do Aljube Resistência e Liberdade

Entrada livre, sujeita a inscrição em: inscricoes@museudoaljube.pt

No dia 25 de novembro, terminamos o Ciclo de Cinema “Mulheres e Resistência” que fez parte da programação paralela à exposição temporária “Mulheres e Resistência – Novas Cartas Portuguesas e outras lutas”.
Nesta última sessão iremos exibir o documentário que faz parte da exposição, montado por Sofia Gomes, a partir das recolhas de testemunhos que o Museu do Aljube Resistência e Liberdade tem vindo a realizar desde 2015.
Deste documentário fazem parte os testemunhos de Faustina Barradas, Mariana Rafael, Margarida Tengarrinha, Helena Neves, Conceição Matos, Helena Pato, Aurora Rodrigues, Diana Andringa, Isabel do Carmo, Luiza Sarsfield Cabral, Manuela Bernardino, Maria Machado, Sara Amâncio, Hermínia Vicente, Maria Lourença Cabecinha e Eulália Miranda. Memórias e experiências de resistência à ditadura, e da luta pelos direitos das mulheres, ainda tão necessária e atual nos dias de hoje.

Conversa conduzida por: Ana Aranha
Filmado por: Garden Films
Edição: Sofia Gomes

O que falta fazer?
"O que falta fazer?" é o tema da última conversa do ciclo em torno da exposição "Adeus Pátria e Família" com a participação de Ana Aresta, Manuela Ferreira e Paulo Corte Real.
12 de Janeiro de 2023 - 18h00
Artes como resistência Queer
"Artes como resistência Queer" é o tema da terceira conversa do ciclo em torno da exposição "Adeus Pátria e Família" com a participação de Alice Azevedo, André Teodósio e Raquel Freire.
16 de Novembro de 2022 - 18h00
Revolução e o que ficou. As conquistas revolucionárias.
A propósito das Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, iremos promover um ciclo de conversas "E se trocássemos umas ideias sobre a Revolução?". Nesta sessão contamos com Maria Inácia Rezola para uma conversa sobre "Revolução e o que ficou. As conquistas revolucionárias.".
10 de Novembro de 2022 - 18h00
VISITA ORIENTADA POR RICARDO CARVALHO
Inserida na programação paralela da exposição "Adeus Pátria e Família" Ricardo Carvalho, responsável pelo desenho da exposição, orienta uma visita à exposição.
8 de Novembro de 2022 - 18h00