Mulheres e Resistência

25 de Novembro de 2021 - 19h00
Museu do Aljube Resistência e Liberdade

Entrada livre, sujeita a inscrição em: inscricoes@museudoaljube.pt

No dia 25 de novembro, terminamos o Ciclo de Cinema “Mulheres e Resistência” que fez parte da programação paralela à exposição temporária “Mulheres e Resistência – Novas Cartas Portuguesas e outras lutas”.
Nesta última sessão iremos exibir o documentário que faz parte da exposição, montado por Sofia Gomes, a partir das recolhas de testemunhos que o Museu do Aljube Resistência e Liberdade tem vindo a realizar desde 2015.
Deste documentário fazem parte os testemunhos de Faustina Barradas, Mariana Rafael, Margarida Tengarrinha, Helena Neves, Conceição Matos, Helena Pato, Aurora Rodrigues, Diana Andringa, Isabel do Carmo, Luiza Sarsfield Cabral, Manuela Bernardino, Maria Machado, Sara Amâncio, Hermínia Vicente, Maria Lourença Cabecinha e Eulália Miranda. Memórias e experiências de resistência à ditadura, e da luta pelos direitos das mulheres, ainda tão necessária e atual nos dias de hoje.

Conversa conduzida por: Ana Aranha
Filmado por: Garden Films
Edição: Sofia Gomes

Oficina Docs4Kids
O Museu do Aljube acolhe mais uma vez as oficinas Docs4Kids que voltam para animar as férias de Natal!
18 a 19 de Dezembro de 2021
Visita Orientada Mensal
Estão abertas as inscrições para a Visita Orientada deste mês ao Museu do Aljube Resistência e Liberdade. A visita é feita em pequenos grupos, seguindo todas as normas de segurança da DGS, e requer inscrição.
18 de Dezembro de 2021 - 10h30
ITINERÁRIO CAMBEDO DA RAIA – ESGOTADO
Numa parceria com o Instituto de História Contemporânea da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, promovemos um itinerário a Cambedo da Raia.
18 a 19 de Dezembro de 2021
Vozes ao Alto! 100 histórias na história do PCP
Dia 8 de Dezembro, às 16h00 será apresentado no Museu do Aljube Resistência e Liberdade o livro “ Vozes ao Alto! 100 Histórias na História do Partido Comunista Português”, por Vanessa Almeida e Maria Alice Samara.
8 de Dezembro de 2021 - 16h00