Mulheres e resistências

15 de Março de 2022 - 17h30
AUDITÓRIO DO MUSEU DO ALJUBE

com Ana Massamba, Luzia Moniz e Esperança Lopes Cardoso 

No âmbito da programação paralela à exposição temporária ATO (DES)COLONIAL recebemos um Ciclo de Conversas. Esta será sobre o tema “Mulheres e resistências” e conta com a participação de Ana Massamba, Luzia Moniz e Esperança Lopes Cardoso.

Biografias

Ana Massamba, é vice presidente e co-fundadora da PADEMA*, funcionária da Embaixada de Moçambique em Portugal, Secção Consular, Secretária da Organização da Mulher Moçambicana, OMM- Nucleo de Lisboa – 2011- 2021.

Esperança Lopes Cardoso, é co-fundadora da PADEMA e presidente do conselho fiscal, é especialista em questões migratórias. Foi assessora do Ministro do Interior da Guiné Bissau durante dois anos.

Luzia Moniz, jornalista, socióloga, activista interseccional, colunista do Novojornal ( Angola), presidente e cofundadora da Plataforma para o Desenvolvimento da Mulher Africana, PADEMA.

*Organização membro fundador da Rede Parlamentar do Conselho da Europa para as Políticas das Diásporas; membro da Rede da ONU de organizações para a Década Internacional dos Afrodescendentes; Medalha de Mérito da Cooperação 2018, do Instituto Luso Árabe para a Cooperação (ILAC).

Sujeita à lotação da sala.
Inscrição obrigatória para: inscricoes@museudoaljube.pt

Outros eventos

Apresentação livro “Não se deixem enganar!”
Uma homenagem à geração de pais e mães nascidos nos anos 30 do século XX que, sem procurarem um lugar na história, protagonismo político ou de qualquer outra espécie, nunca se resignaram, arriscaram a vida, passaram pela prisão, exilaram-se e foram perseguidos para que nós possamos viver hoje num país melhor. 
25 de Fevereiro de 2023 - 15h00
Visita o Aljube!
A Visita Orientada do mês de fevereiro à exposição longa duração do Museu do Aljube Resistência e Liberdade.
25 de Fevereiro de 2023 - 10h30
Visita o Aljube!
A Visita Orientada do mês de Janeiro à exposição longa duração do Museu do Aljube Resistência e Liberdade.
28 de Janeiro de 2023 - 10h30
Estudantes contra a ditadura – as prisões de 1964 e 1965
No próximo dia 21 de Janeiro, pelas 15h, o Museu do Aljube evocará a resistência destes estudantes, realizando uma conversa com a participação de antigos estudantes e os historiadores Luís Farinha e Luísa Tiago de Oliveira.
21 de Janeiro de 2023 - 15h00