Mulheres e resistências

15 de Março de 2022 - 17h30
AUDITÓRIO DO MUSEU DO ALJUBE

com Ana Massamba, Luzia Moniz e Esperança Lopes Cardoso 

No âmbito da programação paralela à exposição temporária ATO (DES)COLONIAL recebemos um Ciclo de Conversas. Esta será sobre o tema “Mulheres e resistências” e conta com a participação de Ana Massamba, Luzia Moniz e Esperança Lopes Cardoso.

Biografias

Ana Massamba, é vice presidente e co-fundadora da PADEMA*, funcionária da Embaixada de Moçambique em Portugal, Secção Consular, Secretária da Organização da Mulher Moçambicana, OMM- Nucleo de Lisboa – 2011- 2021.

Esperança Lopes Cardoso, é co-fundadora da PADEMA e presidente do conselho fiscal, é especialista em questões migratórias. Foi assessora do Ministro do Interior da Guiné Bissau durante dois anos.

Luzia Moniz, jornalista, socióloga, activista interseccional, colunista do Novojornal ( Angola), presidente e cofundadora da Plataforma para o Desenvolvimento da Mulher Africana, PADEMA.

*Organização membro fundador da Rede Parlamentar do Conselho da Europa para as Políticas das Diásporas; membro da Rede da ONU de organizações para a Década Internacional dos Afrodescendentes; Medalha de Mérito da Cooperação 2018, do Instituto Luso Árabe para a Cooperação (ILAC).

Sujeita à lotação da sala.
Inscrição obrigatória para: inscricoes@museudoaljube.pt

Outros eventos

«Duas peças em Estado Novo»
De Armando Nascimento Rosa e Susannah Finzi Encenação e curadoria de Clara Ploux e Telmo FerreiraDuração: 90 min 18 OUT – SEX, 19H 19 OUT – SÁB, 16H 20 OUT – DOM, 16H
18 a 20 de Outubro de 2024
Ler e ouvir a Revolução: literatura e música no 25 de Abril
As sessões de leitura pública e interpretação musical cruzam literatura e música do período revolucionário, partindo da produção artística portuguesa de 1974 e seguintes anos.
17 de Setembro de 2024 - 18h00
Sombras Andantes
Sombras Andantes é um espetáculo de André Murraças sobre a relação do Estado Novo com os homossexuais.
21 a 23 de Junho de 2024
ABRIL MATER: maternidade e parto antes e depois da Revolução
ABRIL MATER é um projeto que pretende explorar a relação entre as mudanças sociais e políticas trazidas pela Revolução de 1974 e as transformações ocorridas no campo da maternidade e do parto em Portugal.
19 de Junho de 2024 - 18h00