Mulheres e resistências

15 de Março de 2022 - 17h30
AUDITÓRIO DO MUSEU DO ALJUBE

com Ana Massamba, Luzia Moniz e Esperança Lopes Cardoso 

No âmbito da programação paralela à exposição temporária ATO (DES)COLONIAL recebemos um Ciclo de Conversas. Esta será sobre o tema “Mulheres e resistências” e conta com a participação de Ana Massamba, Luzia Moniz e Esperança Lopes Cardoso.

Biografias

Ana Massamba, é vice presidente e co-fundadora da PADEMA*, funcionária da Embaixada de Moçambique em Portugal, Secção Consular, Secretária da Organização da Mulher Moçambicana, OMM- Nucleo de Lisboa – 2011- 2021.

Esperança Lopes Cardoso, é co-fundadora da PADEMA e presidente do conselho fiscal, é especialista em questões migratórias. Foi assessora do Ministro do Interior da Guiné Bissau durante dois anos.

Luzia Moniz, jornalista, socióloga, activista interseccional, colunista do Novojornal ( Angola), presidente e cofundadora da Plataforma para o Desenvolvimento da Mulher Africana, PADEMA.

*Organização membro fundador da Rede Parlamentar do Conselho da Europa para as Políticas das Diásporas; membro da Rede da ONU de organizações para a Década Internacional dos Afrodescendentes; Medalha de Mérito da Cooperação 2018, do Instituto Luso Árabe para a Cooperação (ILAC).

Sujeita à lotação da sala.
Inscrição obrigatória para: inscricoes@museudoaljube.pt

Outros eventos

O que falta fazer?
"O que falta fazer?" é o tema da última conversa do ciclo em torno da exposição "Adeus Pátria e Família" com a participação de Ana Aresta, Manuela Ferreira e Paulo Corte Real.
12 de Janeiro de 2023 - 18h00
Artes como resistência Queer
"Artes como resistência Queer" é o tema da terceira conversa do ciclo em torno da exposição "Adeus Pátria e Família" com a participação de Alice Azevedo, André Teodósio e Raquel Freire.
16 de Novembro de 2022 - 18h00
Revolução e o que ficou. As conquistas revolucionárias.
A propósito das Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, iremos promover um ciclo de conversas "E se trocássemos umas ideias sobre a Revolução?". Nesta sessão contamos com Maria Inácia Rezola para uma conversa sobre "Revolução e o que ficou. As conquistas revolucionárias.".
10 de Novembro de 2022 - 18h00
VISITA ORIENTADA POR RICARDO CARVALHO
Inserida na programação paralela da exposição "Adeus Pátria e Família" Ricardo Carvalho, responsável pelo desenho da exposição, orienta uma visita à exposição.
8 de Novembro de 2022 - 18h00