Revolução e a Reforma Agrária

19 de Abril de 2023 - 18h00
AUDITÓRIO DO MUSEU DO ALJUBE

Com Fernando Oliveira Baptista e Hermínia Vicente

A propósito das Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, retomamos o ciclo de conversas “E se trocássemos umas ideias sobre a Revolução?”.

Biografias

Hermínia Vicente, nasceu a 5 de março de 1953, em Casebres, Alcácer do Sal. Começou a trabalhar como operária agrícola aos 11 anos, participou em diversas lutas nos campos do Sul e depois em ações da Reforma Agrária. Foi vereadora da Câmara Municipal de Alcácer do Sal eleita pela APU, em 1982.  

“Era eu, o meu pai e a minha mãe, porque a minha mãe teve quatro gravidezes, mas nunca foi acompanhada e os meus três irmãos nasciam já mortos. Só eu sobrevivi. A minha casa não tinha chão de cimento, tinha chão de terra e eram duas casas, a cozinha e o quarto. Éramos educadas para trabalhar. Comecei a trabalhar com os 11 anos. Comecei a ganhar menos dez tostões do que as mulheres. Quando tinha 12 anos eu já ganhava o preço das mulheres. Trabalhava ali na minha zona, muitos arrozais, ia a pé para o trabalho como todas as outras, íamos a pé duas horas. A gente saia de casa às seis e arrancávamos às oito. E quando era no inverno, íamos muitas vezes, chegávamos lá, estava a chover, não nos deixavam trabalhar.”

Fernando Silva Oliveira Baptista nasceu em 12 de abril de 1942. Engenheiro agrónomo pelo Instituto Superior de Agronomia/Universidade Técnica de Lisboa. Doutor em Ciências Agronómicas pela Universidade Técnica de Lisboa. Professor Catedrático do Instituto Superior de Agronomia/Departamento de Economia Agrária e Sociologia Rural. Ministro da Agricultura e Pescas entre 26 de Março e 19 de Setembro de 1975. Professor visitante do Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) no Brasil. Docente de diversas disciplinas no âmbito das licenciaturas do Instituto Superior de Agronomia e do Mestrado em Economia Agrária e Sociologia Rural, com especial relevo para a docência das disciplinas de Análise dos Sistemas Agrários e Sociologia Rural. Docente de diversas disciplinas de mestrado e de curso de pós-graduação no Instituto de Economia da UNICAMP, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e nos Institutos Agronómicos Mediterrânicos de Montpellier e de Saragoza. Coordenador e colaborador em ações de desenvolvimento em Portugal, Brasil e África. Membro da Academia de Agricultura de França

Outros eventos

«Duas peças em Estado Novo»
De Armando Nascimento Rosa e Susannah Finzi Encenação e curadoria de Clara Ploux e Telmo FerreiraDuração: 90 min 18 OUT – SEX, 19H 19 OUT – SÁB, 16H 20 OUT – DOM, 16H
18 a 20 de Outubro de 2024
Ler e ouvir a Revolução: literatura e música no 25 de Abril
As sessões de leitura pública e interpretação musical cruzam literatura e música do período revolucionário, partindo da produção artística portuguesa de 1974 e seguintes anos.
17 de Setembro de 2024 - 18h00
Sombras Andantes
Sombras Andantes é um espetáculo de André Murraças sobre a relação do Estado Novo com os homossexuais.
21 a 23 de Junho de 2024
ABRIL MATER: maternidade e parto antes e depois da Revolução
ABRIL MATER é um projeto que pretende explorar a relação entre as mudanças sociais e políticas trazidas pela Revolução de 1974 e as transformações ocorridas no campo da maternidade e do parto em Portugal.
19 de Junho de 2024 - 18h00