O que pode fazer um escritor?

17 de Junho a 05 de Julho de 2022
Museu do Aljube

Uma democracia pode afirmar-se sem massa crítica de cidadãos? Durante uma guerra, qual é o papel da sociedade civil? O que pode fazer um escritor?
Ciclo de conversas promovido pelo Espaço Atlântida – Centro de Estudos de História da Leitura e Museu do Aljube – Resistência e Liberdade

Ciclo de Conversas | Várias sessões

• 17 JUN, 18h
Com Oksana Mitrofanova

• 5 JUL, 18h
Com Mikhail Shishkin

• SET | Com Joana Meirim

Entrada Livre, sujeita à limitação da sala.
*Conversas em francês, com tradução simultânea.

Oksana Mitrofanova

Em regimes totalitários, um escritor pode sentir a opressão da ideologia estabelecida e ser preso apenas por escrever ficção (o escritor ucraniano Oles Berdnyk, para dar um exemplo, foi preso nos Urais na era soviética).
Escritores e investigadores nas ciências sociais e humanas são forçados pelos regimes a produzir e escrever ao estilo da ideologia dominante.
Cabe-lhes a escolha: escrever e ser perseguidos ou seguir o regime e disfarçar a realidade? Ou emigrar e continuar a escrita e a investigação no exílio?
Mas uma guerra em grande escala vai dificultar a escolha e levanta a questão: o que um ‘escritor-pesquisador’ fazer?

Oksana Mitrofanova, nasceu na ucrânia e estudou na Ucrânia e França.
Doutorada em Ciência Política é, desde 2014, investigadora no Institute of World History, National Academy of Sciences, Ucrânia, com vários períodos como Professora Associada convidada da University Paris II Pantheon-Assas, Paris.
Está, desde março de 2022, refugiada em Paris, com visto de proteção temporária da UE
.

O que falta fazer?
"O que falta fazer?" é o tema da última conversa do ciclo em torno da exposição "Adeus Pátria e Família" com a participação de Ana Aresta, Manuela Ferreira e Paulo Corte Real.
12 de Janeiro de 2023 - 18h00
MULHERES DO MEU PAÍS de Raquel Freire
Em Janeiro, exibimos o filme "Mulheres do Meu País" de Raquel Freire, inserido no ciclo de cinema da programação paralela da exposição “Adeus Pátria e Familia”. Um retrato plural e multiforme das mulheres que habitam o nosso país.
5 de Janeiro de 2023 - 19h00
Visita o Aljube!
A Visita Orientada do mês de Novembro à exposição longa duração do Museu do Aljube Resistência e Liberdade.
26 de Novembro de 2022 - 10h30
Lançamento do livro “Autoritarismos no Brasil: O olhar de dez realizadoras brasileiras contemporâneas”
A autora, curadora e crítica de cinema brasileira Lídia Mello, juntamente com a Editora Outro Modo/Le Monde Diplomatique/PT convidam para o lançamento do livro Autoritarismos no Brasil: O olhar de dez realizadoras brasileiras contemporâneas.
22 de Novembro de 2022 - 18h00