O que pode fazer um escritor?

17 de Junho a 05 de Julho de 2022
Museu do Aljube

Uma democracia pode afirmar-se sem massa crítica de cidadãos? Durante uma guerra, qual é o papel da sociedade civil? O que pode fazer um escritor?
Ciclo de conversas promovido pelo Espaço Atlântida – Centro de Estudos de História da Leitura e Museu do Aljube – Resistência e Liberdade

Ciclo de Conversas | Várias sessões

• 17 JUN, 18h
Com Oksana Mitrofanova

• 5 JUL, 18h
Com Mikhail Shishkin

• SET | Com Joana Meirim

Entrada Livre, sujeita à limitação da sala.
*Conversas em francês, com tradução simultânea.

Oksana Mitrofanova

Em regimes totalitários, um escritor pode sentir a opressão da ideologia estabelecida e ser preso apenas por escrever ficção (o escritor ucraniano Oles Berdnyk, para dar um exemplo, foi preso nos Urais na era soviética).
Escritores e investigadores nas ciências sociais e humanas são forçados pelos regimes a produzir e escrever ao estilo da ideologia dominante.
Cabe-lhes a escolha: escrever e ser perseguidos ou seguir o regime e disfarçar a realidade? Ou emigrar e continuar a escrita e a investigação no exílio?
Mas uma guerra em grande escala vai dificultar a escolha e levanta a questão: o que um ‘escritor-pesquisador’ fazer?

Oksana Mitrofanova, nasceu na ucrânia e estudou na Ucrânia e França.
Doutorada em Ciência Política é, desde 2014, investigadora no Institute of World History, National Academy of Sciences, Ucrânia, com vários períodos como Professora Associada convidada da University Paris II Pantheon-Assas, Paris.
Está, desde março de 2022, refugiada em Paris, com visto de proteção temporária da UE
.

Revolução e o que ficou. As conquistas revolucionárias.
A propósito das Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, iremos promover um ciclo de conversas "E se trocássemos umas ideias sobre a Revolução?". Nesta sessão contamos com Maria Inácia Rezola para uma conversa sobre "Revolução e o que ficou. As conquistas revolucionárias.".
10 de Novembro de 2022 - 18h00
Revolução, géneros e sexualidade
A propósito das Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, iremos promover um ciclo de conversas "E se trocássemos umas ideias sobre a Revolução?". Nesta sessão contamos com Raquel Afonso e Isabel Freire para conversa sobre "Revolução, géneros e sexualidade".
13 de Outubro de 2022 - 18h00
Revolução e cultura
A propósito das Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, iremos promover um ciclo de conversas "E se trocássemos umas ideias sobre a Revolução?". Nesta sessão contamos com Sónia Vespeira de Almeida e Mário de Carvalho para conversa sobre "Revolução e cultura".
15 de Setembro de 2022 - 18h00
Revolução e violência política – o Verão Quente
A propósito das Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, iremos promover um ciclo de conversas "E se trocássemos umas ideias sobre a Revolução?". Nesta sessão contamos com Miguel Carvalho e Francisco Bairrão Ruivo para conversa sobre "Revolução e violência política – o Verão Quente".
7 de Julho de 2022 - 18h00