Olhares do Mediterrâneo – Women’s Film Festival
Olhares do Mediterrâneo – Women’s Film Festival é um festival internacional de cinema e cultura que promove a exibição de filmes realizados por mulheres portuguesas e dos países do Mediterrâneo. Fundado em 2014, é o mais antigo festival em Portugal dedicado à cinematografia feminina e o único focado na produção dos países mediterrânicos, abrangendo o Sul da Europa, o Norte de África, parte dos Balcãs e Médio Oriente. O Festival tem um cariz interventivo e de divulgação: através da sua programação dá voz e visibilidade às histórias contadas por mulheres na sua multiplicidade de temas e estilos, criando um espaço para a promoção de narrativas não estereotipadas e empoderadoras sobre as mulheres e as minorias.
A 12ª edição do Festival, cujo tema é “Semear Resistências, Cultivar Utopias”, decorre de 28 de outubro a 6 de novembro no Cinema São Jorge, a Cinemateca Portuguesa, o Museu do Aljube, a Casa do Comum, o ISCTE-IUL e o Goethe-Institut Portugal.
Sessões no Museu do Aljube:
28 OUT – TER, 18H – ESTREIA MUNDIAL
Mulheres, Terra, Revolução
Rita Calvário, Cecília Honório
Portugal | Doc | 2025 | 58’
Com a presença de Rita Calvário e Cecília Honório, realizadoras do documentário e Paula Godinho (Antropóloga, IHC – Instituto de História Contemporânea / NOVA FCSH)
Sinopse: Entre o campo e a revolução, este documentário dá voz às mulheres rurais que foram protagonistas silenciosas da mudança. Através de testemunhos de agricultoras, cooperativistas e jornalistas, revela-se uma história de resistência, luta pela emancipação e construção de poder popular, num tempo em que falar — e agir — era, para muitas mulheres, um acto revolucionário.
Guardadoras de Histórias, Guardiãs da Palavra
Raquel Freire & Equipa do Projecto WOMENLIT coordenado por Margarida Rendeiro
Portugal | Doc | 2024 | 88’
Com a presença de Raquel Freire, realizadora do documentário e Margarida Rendeiro (CHAM – Centro de Humanidades / NOVA FCSH), Investigadora Responsável do projecto WOMENLIT
Sinopse: “Guardadoras de Histórias, Guardiãs da Palavra” é um documentário que dá voz a escritoras de várias gerações, dos países do Atlântico afro-luso-brasileiro, que nos falam de criação, memórias, periferias e resistências literárias e culturais. É uma roda de conversa de escritoras sobre a criação e o mundo.